Da Redação
A busca por uma alimentação rápida, saudável e saborosa fora de casa não para de crescer. Não é à toa que a Sucão, franquia especializada em Fast and Healthy Food, tem conquistado um público cada vez maior. A rede, que é referência em Campinas e já possui treze unidades no interior de São Paulo, agora, pretende conquistar a região metropolitana da capital, a cidade de Santo André.
A escolha pela região não foi aleatória. “Dentro da nossa estratégia de expansão pelo estado de São Paulo já havia algum tempo em que estávamos analisando os potenciais do ABC para a inserção de uma unidade. Trata-se de uma grande oportunidade para esse franqueado que poderá levar toda a força da nossa marca, construída ao longo dos seus mais de 40 anos de atuação na cidade de Campinas, para a região”, explica Antônio Ricardo Mesquita, sócio fundador da rede.
O sonho se concretizou quando surgiu uma grande oportunidade no melhor centro comercial de Santo André. “Ficamos sabendo do repasse de uma loja na área de alimentação do estabelecimento. A estrutura já estava completa, com mezanino e manta impermeabilizante, o que já reduz o investimento inicial de um possível franqueado. Aproveitamos o momento econômico onde a retração do aluguel está crescendo para negociar preços e as condições de contrato com a administradora do shopping. No final das contas, conseguimos um valor bastante atrativo para a operação”, explica Mesquita.
“Dentre todos os pontos que temos disponíveis hoje, sem dúvida, esse é o de maior potencial, pois conta com grande circulação de pessoas e por atuarmos no mercado de alimentação saudável não temos concorrentes diretos na praça de alimentação. Esse é um dos fatores que pesou durante a negociação, afinal, o shopping considerou nossa marca uma excelente oportunidade para suprir as necessidades de um público que prioriza a alimentação saudável, natural e balanceada mesmo quando está fora de casa, e que, até então, eles não conseguem atender,” afirma. Além disso, o shopping é bem tradicional na região, atendendo tanto o público de Santo André, como de cidades vizinhas como São Caetano, São Bernardo do Campo e Diadema.
Para os interessados na marca, o valor de investimento inicial é estimado em R$300 mil e o retorno do investimento está previsto para acontecer entre 18 e 24 meses. “O momento não poderia ser mais oportuno para quem pretende investir. Já temos sinais significativos de que a economia deve melhorar, e, quando isso ocorrer, será muito mais difícil para o investidor conseguir negociações tão boas como agora, principalmente, em shoppings com tanto potencial como o ABC. Trata-se de uma excelente oportunidade. As condições dessa loja são muito mais ideais para o sucesso do que várias outras que já possuímos operações financeiramente rentáveis. Só não pego pra mim, porque já administro outras três!”, brinca o franqueador.
Franquia
A trajetória da Sucão começou quando a lanchonete se tornou ícone da região central de Campinas, em 1975, após conquistar um público fiel com seus sucos naturais, preparados na hora com combinações que iam das mais tradicionais as mais inusitadas. Mas, foi só em 2013, quando Antônio Ricardo Mesquita, administrador e filho dos criadores da empresa assumiu o negócio, que a marca iniciou sua expansão pelo modelo de franquia. Hoje, a Sucão já conta com 12 lojas – cinco próprias e sete franqueadas – no interior do estado de São Paulo e, além dos seus famosos sucos, proporciona ao consumidor a possibilidade de fazer refeições completas, saudáveis, rápidas e com excelente custo-benefício.
Além da qualidade dos produtos oferecidos, o sucesso da marca também acompanha as tendências de um cenário cada vez mais promissor. Segundo dados da consultoria Euromonitor, o mercado de alimentação saudável movimentou R$ 80 bilhões, em 2015, e deve movimentar R$ 108,5 bilhões até 2019. Nos últimos cinco anos, as vendas do setor simplesmente dobraram. Já o projeto Brasil Food Trends 2020, que tem entre os seus pilares a realização de pesquisas sobre o assunto, mostra que a praticidade está na prioridade de 34% dos consumidores brasileiros e a saudabilidade aparece logo na sequência, apontada como primordial para 21% dos consumidores do país. Por todos esses fatores, apenas dois anos depois da formatação, a rede já possui sete unidades franqueadas.
No mix de produtos, além dos famosos sucos, estão incluídos vitaminas, smoothies, saladas, pratos saudáveis, sanduíches quentes e frios, açaí e sobremesas. “Estamos atuando em um mercado altamente promissor e ainda muito carente de opções de qualidade. Por isso, novos franqueados que, assim como nós, tenham interesse em desenvolver um negócio próprio e se identifiquem com o valor da marca de proporcionar maior qualidade de vida ao seu público, poderão conquistar um grande sucesso através da atuação em rede consolidada, testada e aprovada por mais de quatro décadas em um dos mercados mais exigentes do País”, finaliza.
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