Da Redação
O volume de vendas do comércio varejista em São Bernardo do Campo caiu 3,77% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo (ACISBEC) com base nas consultas ao banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que mede as vendas a prazo.
Volume de vendas caiu 3,77% | Foto: Arquivo |
De acordo com dados do SCPC, de janeiro a março deste ano, o comércio varejista realizou 35.179 consultas pelo sistema enquanto no mesmo período do ano passado foram 36.558 atendimentos.
O presidente da ACISBEC, Valter Moura, explica que as consultas refletem o movimento do comércio na cidade em relação às vendas a prazo. “Ainda sentimos os efeitos da crise, o consumidor prefere ter mais cautela, se tiver dinheiro faz opção por não gastar porque fica preocupado. Tudo isto reflete no consumo”, disse.
Para Moura, a perspectiva é a de que a retomada seja lenta, mas a melhora deverá acontecer ainda este ano. “Esperamos que o último trimestre seja positivo, o que vai indicar o início do crescimento, já que tradicionalmente somos uma região que sente os efeitos da crise rapidamente, mas que também é uma das primeiras a dar os sinais de retomada”, comentou.
Moura explicou que o momento é de trabalho e não o de reclamar de uma realidade difícil. “O nosso papel é contribuir e oferecer caminhos para que os empresários encontrem alternativas para o desenvolvimento dos seus negócios”, comenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário