quinta-feira, 23 de junho de 2016

Os setes passos para uma gestão eficientes de pessoas no varejo

*Por Anderson Ozawa

Em uma palestra que proferi em uma importante feira de automação para varejo, uma pergunta surgiu ao final: "Como obter o máximo das pessoas em meu negócio?". Este é um questionamento que sempre recebo em palestras ou trabalhos e deve passar pela sua cabeça também.

Pensando em responder a este questionamento, separei sete passos que utilizo nas empresas:

1) Invista na seleção e recrutamento: ter as pessoas certas significa selecionar aquelas que estão alinhadas e acreditam na missão da empresa. Defina bem qual perfil de pessoas você deseja para o seu negócio, quais experiências e técnicas devem possuir, e então comece a buscar. Contratar por necessidade sai muito caro. Contrate por alinhamento.

2) Dê as boas vindas: vai além de um kit com um informativo. É nessa hora em que você deixa claro as regras da empresa, quais os papéis e responsabilidades, insere a pessoa no time. Quando isso acontece, ela inicia um processo único de aceitação da empresa, e que irá marcar sua trajetória para o resto da vida profissional.

3) Capacitação Inicial: antes de colocar a pessoa em campo, forneça capacitação para a função que irá exercer, seja em sala de aula, seja na pratica. Essa ação valoriza o colaborador, faz com que ele aprenda os processos corretos, sem vícios. A empresa tem a oportunidade de manter a homogeneidade das rotinas e garantir que a execução será realizada da maneira correta.

4) Avalie com frequência: de acordo com a política de avaliação, sempre forneça o feedback aos colaboradores, orientado-os e reconhecendo seus resultados. Ter indicadores de desempenho é fundamental para que o colaborador saiba onde está posicionado e onde pode chegar.

5) Tenha um plano de carreira: todos devem vislumbrar onde podem chegar e como podem chegar dentro de uma empresa. O plano de carreira dá visibilidade da política de crescimento e remuneração, estimula e engaja as pessoas, por saberem as regras claras do negócio.

6) Capacitação constante: quanto mais horas de capacitação os colaboradores tem, melhor é o desempenho da empresa, mais sentem-se valorizados e consequentemente os resultados são melhores. Desde capacitações técnicas a capacitações interpessoais, o importante é investir no colaborador e registrar estes momentos através de fotos, certificados, entre outras ações.

7) Ouça as pessoas: ter um canal aberto de comunicação é vital para que as pessoas sintam-se em um ambiente participativo e colaborativo. Estabelecer programas de ideias fomenta o envolvimento das pessoas no negócio, nos processos, e quem está na operação tem na maioria das vezes uma solução ou um jeito simples que vá de encontro com o produto ou serviço, e principalmente, com o cliente.

O varejo que ainda vê as pessoas apenas como um número, serão tratadas da mesma forma. Os colaboradores são a espinha dorsal e parte viva do negócio que tem interação constante com os clientes, fornecedores, sociedade e acionistas. Sua ação sincronizada leva a um resultado continuo de satisfação e alinhamento de propósitos, e que hoje tornam-se um diferencial competitivo. Enquanto uns cortam despesas através das pessoas, outros investem em pessoas. Quem terá o melhor resultado?

*Anderson Ozawa é diretor de Prevenção de Perdas e Gestão de Varejo em importante empresa brasileira de consultoria e auditoria. Criador da metodologia exclusiva Pentágono de Perdas® para gestão de prevenção de perdas e processos no varejo, é especialista em gestão de alta performance. Professor convidado da FIA – Fundação Instituto de Administração, para cursos de pós graduação e MBA e professor universitário da Anhanguera, para cursos de graduação, nas disciplinas relacionadas à Administração, Auditoria. Palestrante, coach e autor de diversos artigos publicados.



Um comentário:

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