Por Vitor Lima
Os escritórios compartilhados, chamados de coworking, conquistam cada vez mais adeptos no ABC. A modalidade consolida-se como uma boa opção para empreendedores que buscam diminuir os custos do negócio, já que os valores gastos nos escritórios compartilhados são menores se comparados com sedes próprias ou alugadas.
A prática, muito comum na capital, chamou a atenção da terapeuta Cássia Buratto, que vislumbrou levar para área da Saúde a prática do coworking. “A ideia surgiu junto com a necessidade de ter um espaço para meus atendimentos. Sou acupunturista desde 2001 e, em maio de 2015, precisei liberar o espaço que alugava para o proprietário”.
![]() |
Cássia Buratto é proprietária do local | Foto: Hugo Silva |
Neste momento, Cássia viu a oportunidade para colocar o projeto do “coworking da Saúde” em prática e saiu à procura do local ideal. Ao ser apresentada por uma amiga ao edifício Manhattan Office, em Santo André, a busca acabou: “Gostei muito do espaço e da localização, pois são perfeitos para área da Saúde”, diz. Adquiriu uma parte do local e em seguida começou com a reforma para idealizar o projeto, denominado Buratto Consultórios.
“Como sou da área, planejei tudo nos padrões exigidos pela Anvisa e pelo CRM (Conselho Regional de Medicina), para que as salas fossem realmente voltadas aos profissionais de Saúde”, conta.
![]() |
Espaço de coworking para Saúde foi idealizado por Cássia | Foto: Hugo Silva |
Com as reformas, o local ficou completo para os profissionais. O espaço conta com recepção, banheiros, copa e áreas comuns, além dos três consultórios mobiliados, decoradas, com maca e pia. Quem faz opção por atender no local conta também com serviço completo de recepcionista, limpeza, internet Wi-Fi e ar condicionado. “Para o profissional não ter nenhuma preocupação”, ressalta.
A acupunturista explica que os profissionais podem alugar o espaço por hora avulsa ou por um período de quatro horas. “Diversos especialistas podem atuar aqui, pois as salas são de tamanhos diferentes. Atendem aqui desde dermatologista até médicos vasculares”.
![]() |
Espaço foi projetado dentro dos padrões da Anvisa e do CRM | Foto: Hugo Silva |
De acordo com ela, os espaços de coworking, especialmente o dela, ganharam força devido ao mau momento econômico do País, pois muitos profissionais fecharam consultórios e buscaram alternativas para driblar a crise. “Assim, muitos vieram trabalhar em nosso espaço, por comodidade, tranquilidade, localização, custo e isenção de responsabilidade trabalhista”, conta.
Para o futuro, Cássia planeja ampliar o local e elaborar novos espaços, especialmente projetados para dentistas, além de escritórios e salas de reunião.
O Buratto Consultórios funciona no edifício Manhattan Office, que fica na Avenida Dom Pedro II, 620, sala 141, bairro Jardim, em Santo André.
Nenhum comentário:
Postar um comentário