O Sampa.Digital foi desenvolvido na nuvem IBM, por meio de uma plataforma que reunirá informações sobre micro e pequenas empresas, programas de fomento, entidades de apoio, investidores, além de um mapa para mostrar como todos esses participantes estão espalhados pela capital paulista. O Sampa.digital conectará o micro e pequeno empresário cadastrado com a oferta de compra pública do município. Em resumo trata-se de uma ferramenta 100% inclusiva que aproxima compradores, vendedores e desenvolvedores do setor público.
A iniciativa faz parte de um projeto global da IBM já implementado em diversas cidades do mundo, como Nova York, Berlim e Bangalore para incentivar a inovação e o desenvolvimento econômico e tecnológico nas regiões. No Brasil, São Paulo é a terceira cidade a integrar o projeto, depois de Londrina (PR) e Porto Alegre (RS) e a 13ª no mundo.
“Essa ferramenta é mais um passo na consolidação de políticas públicas que vão ao encontro das necessidades da população paulistana. Porque esse é o compromisso que assumimos com a cidade: fazer o que precisa ser feito, aproximando os serviços municipais da população. Esperamos, num futuro próximo, que compradores e vendedores, por meio da plataforma, ampliem seus negócios e que cada região da cidade possa desenvolver cada vez mais seu potencial produtivo e econômico”, disse o secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique.
Já para Miletto, presidente da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa), esse passo dado pela administração municipal caminha para ajudar a reduzir as desigualdades sociais por meio da inclusão produtiva. “Ao aproximar os atores sociais e também o setor público, melhoramos o diálogo por meio de uma ferramenta necessária para que micro e pequenos empresários e até mesmo os MEIs (microempreendedores individuais) se beneficiem do decreto de compras públicas. A nossa equipe estará atenta para formatar cursos necessários para capacitar esse público e até criar novas políticas que incrementem a economia e o desenvolvimento local”, afirma.
O cadastramento de empreendedores, compradores, vendedores e desenvolvedores de sistemas permitirá a criação de um banco informativo de negócios que poderá conectar ‘quem compra’ com ‘quem vende’. Pequenas empresas e o poder público poderão anunciar suas necessidades de compra e o site fará a conexão com os possíveis fornecedores cadastrados na plataforma. O Sampa.Digital tem como foco colocar os pequenos e micro empresários e as startups em conexão com compradores públicos, principalmente os municipais. Futuramente, o site também incorporará oportunidades de financiamento e formação para empreendedores. O serviço integra as ações de fortalecimento do desenvolvimento local por meio dos pequenos e micro empresários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário