Os food trucks caíram no gosto dos brasileiros, viraram moda e, hoje em dia, muitos concretizam o sonho do negócio próprio investindo nesse setor em franco crescimento. Mas empreender não é uma tarefa fácil e, por trás da informalidade da comida de rua, é preciso ter conhecimento para cuidar desses restaurantes sobre rodas. Pensando nisso, o Sebrae-SP, em parceria com a Friboi, lança um projeto piloto, focado em soluções em gestão empresarial específico para proprietários de Food Trucks, com o objetivo de qualificar os novos empreendedores nas áreas de gestão de negócio, gastronomia e manuseio e conservação de alimentos.
O primeiro encontro do grupo ocorre em 15/02, no Escritório Regional Capital Leste I (Tatuapé) do Sebrae-SP, para o workshop “Na trilha do food truck”. A palestra será aberta para os trukeiros já inscritos e demais interessados em conhecer detalhes das aulas e da grade curricular. Todos os food trucks que fazem parte da plataforma Food Truck de Confiança Friboi serão beneficiados pela isenção da mensalidade, que será de responsabilidade da Friboi.
Objetivo é qualificar os novos empreendedores | Foto: reprodução |
Com capacidade máxima para 10 pessoas por módulo, as aulas incluem conceitos básicos de gestão, formação de preços, planejamento estratégico, acompanhamento e ajustes, expansão de negócio, treinamento básico sobre carne, logística de entrega e estratégia de comunicação. Ao todo, serão cinco turmas simultâneas, 8 meses de aulas, divididas em presenciais, workshops e módulos on-line.
As soluções em gestão empresarial que serão aplicadas aos trukeiros foram elaboradas em parceria com a Friboi, que será responsável por dividir o conhecimento no setor de alimentos com os alunos. O principal objetivo da marca neste projeto é investir no desenvolvimento do setor e colaborar no aprendizado dos profissionais do segmento, contribuindo diretamente para a qualificação da categoria de comida de rua, além de trabalhar no reforço da relação de “confiança” com os seus consumidores,
João Galoppi, coordenador de marketing da Friboi, explica que esse curso é mais um importante passo para a evolução e a profissionalização desse tipo de negócio. “Hoje, a marca patrocina mais de 50 food trucks, que utilizam produtos Friboi nas receitas e que os consumidores reconhecem e valorizam a chancela da marca”.
“O objetivo do Sebrae-SP é disseminar a cultura empreendedora, mediante a aplicação de palestras, oficinas e cursos que visam a melhoria da competitividade dos empresários de food truck, além do que teremos indicadores e metas durante o desenvolvimento deste projeto piloto”, explica Fabio de Azevedo, Consultor do Sebrae-SP.
O projeto inicial prevê encontros somente no Escritório Regional Capital Leste I (Tatuapé) em São Paulo, mas o modelo pode ser expandido para unidades Sebrae de todo o Brasil, de acordo com a demanda e os resultados do projeto.
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