Da redação
A Votorantim Cimentos recebe inscrições até 24 de agosto para o Desafio The Digital Cement Open Innovation. O programa reunirá projetos na área da construção, com foco na indústria 4.0. Com isso, a empresa busca criar um ecossistema de inovação que tenha o engajamento de startups, universidades, centros de pesquisa, fundos de investimentos e empregados.
O programa é realizado em parceria com o movimento 100 Open Startups, plataforma internacional que conecta startups a grandes empresas e fundos de investimento, na qual a Votorantim Cimentos é uma das patrocinadoras.
Composto por sete desafios, o programa terá profissionais com conhecimentos técnicos e em gestão específicos, que vão apoiar e oferecer mentoria em todo o processo, ou seja, será possível interagir, validar o produto/serviço ou mesmo cocriar e codesenvolver a solução mais aderente às necessidades do mercado.
Segundo o relatório do Boston Consulting Group (BCG), a Indústria 4.0 já conta com nove principais tecnologias (robôs automatizados, manufatura aditiva, simulação, integração horizontal, internet das coisas industrial, big data e analytics, nuvem, segurança cibernética e realidade aumentada).
Para participar do Desafio, as startups devem apresentar soluções em algumas das seguintes categorias:
•Eficiência energética - sistemas de gestão de energia elétrica;
•Realidade virtual + realidade aumentada para treinamentos de segurança, operação e manutenção;
•Automatização da mão de obra para aumentar a produtividade das unidades industriais;
•Visibilidade da entrega para o cliente;
•Gestão de almoxarifado centralizado / inventário digital;
•Gestão digital de territórios no desenvolvimento mineral e ambiental;
•Gestão de palete - alternativa de paletização.
No site do desafio, é possível encontrar mais informações sobre cada categoria. Segundo o gerente global de Arquitetura & Soluções em TI da Votorantim Cimentos, Humberto Shida, a empresa busca criar um ecossistema que gere ciclos de inovação alinhados à estratégia de negócio da empresa. "Vemos na indústria 4.0 um grande diferencial para continuarmos a nossa história da inovação de forma muito mais rápida, com um escopo mais amplo, que garanta a perenidade da nossa empresa e, acima de tudo, deixe um legado para a sociedade do qual todos nos orgulharemos", completa.
Já o o fundador e CEO do movimento 100 Open Startups, Bruno Rondani, destaca a relevância da Votorantim no projeto. "É muito importante ter uma empresa do porte da Votorantim Cimentos movimentando o ecossistema de inovação aberta. Certamente teremos soluções extraordinárias sendo apresentadas pelas três startups que mais se destacarem ao término da avaliação".
Nenhum comentário:
Postar um comentário