Da Redação
O Grupo NQZ, responsável pela administração das redes The Original Cake e The Original Cup&Cake, traz para o mercado nacional uma inovação no mercado do franchising: a Franquia 5.0. O termo refere-se à franquia coletiva, ou seja, com vários donos, na qual cada um tem um número específico de cotas.
A ideia é inédita no País e possibilita melhores resultados, com menos riscos, além de chamar a atenção de uma grande parcela de empreendedores brasileiros que não possui capital suficiente para comprar uma franquia inteira. O CEO do Grupo NQZ, Bruno Queiroz, explica o conceito: “A Franquia 5.0 torna-se uma excelente opção de investimento, e os interessados podem ser cotistas da empresa ao obter determinada porcentagem de participação em uma das franquias do grupo”, afirma.
Bruno Queiroz é CEO do Grupo NQZ | Foto: Divulgação |
O mercado de franchising não para de crescer e, de acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento de todas as franquias, no Brasil, subiu 8,3% em 2015, em relação ao ano anterior, e atingiu o patamar de R$ 139,5 bilhões.
Diante deste cenário, outra vantagem do sistema de cotas é a possibilidade de realizar um investimento baixo em várias marcas. Cada nova unidade das marcas da NQZ é dividida em cotas, que podem ser adquiridas por qualquer pessoa disposta a investir na marca. O investidor pode obter entre 1% a 49% de participação por unidade, tendo direito aos lucros proporcional à porcentagem negociada e sem precisar se envolver na administração diária da unidade.
“Administramos a operação de várias unidades, de diferentes marcas, com números muito satisfatórios, e essa nova proposta de cotas traz lucro ao sócio-cotista, sem que ele precise se preocupar com riscos jurídicos ou trabalhistas, pois gerenciamos tudo isso para o investidor”, explica Queiroz.
Na prática, a Franquia 5.0 é um investimento, um alternativa a muitas aplicações financeiras do mercado que nem sempre dão o retorno esperado ao investidor. Uma das vantagens de ser um sócio-cotista é que o investidor participa dos lucros, mas não arca com possíveis prejuízos ou ações judiciais.
Cronologia
A chamada Franquia 1.0 teve início com a vinda de marcas globais para o Brasil, especialmente no setor de fast food; já a 2.0 ficou marcada pelo surgimento de franquias nacionais; a 3.0 se deu com a forte expansão do setor; e a 4.0 foi a responsável por toda a estruturação e organização do segmento. Agora é a vez da Franquia 5.0, pela qual ela deixa de ter um conceito de negócio próprio para se tornar um empreendimento coletivo.
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