Da Redação
O movimento de vendas do comércio varejista paulistano apresentou alta média de 2,1% na primeira quinzena de novembro em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). É a primeira vez, no ano, que a pesquisa registra aumento. O resultado poderia indicar uma recuperação do varejo. Contudo, na avaliação da ACSP, o saldo positivo decorre de dois fatores.
Um deles é a base fraca de comparação com a mesma quinzena de 2015, quando a retração média foi de 15,2%, no auge dos efeitos da crise político-econômica brasileira.
Primeira quinzena de novembro registrou alta na comparação com o mesmo período do mês anterior | Foto: Reprodução |
A outra causa é o efeito-calendário. Em 2016, os 15 primeiros dias de novembro tiveram um dia útil a mais sobre igual período do ano passado, beneficiando as lojas. Além disso, os feriados desta quinzena foram mais favoráveis ao setor. O primeiro (Finados) caiu numa quarta-feira, evitando a emenda. Já o segundo (Proclamação da República) foi afetado pelo mau tempo, o que evitou que mais paulistanos viajassem, justifica o presidente da entidade, Alencar Burti.
“É um bom resultado, mas circunstancial. Não podemos projetá-lo para o fim do mês e nem para o fechamento do ano. Ainda há incertezas no cenário macroeconômico. Só a recuperação do emprego, da renda e da confiança pode, de fato, alterar os nossos indicadores econômicos”, comenta.
O avanço médio de 2,1% nas vendas do varejo paulistano foi puxado pelas comercializações a prazo, que subiram 4,6%. Embora as linhas branca e marrom ainda estejam em queda, nota-se uma procura maior por eletroportáteis e celulares, que são produtos de menor valor e, portanto, com parcelas mais acessíveis.
Já as transações à vista tiveram pior desempenho - caíram 0,5% - porque os itens de vestuário e calçados da moda Primavera-Verão não decolaram, em decorrência das temperaturas mais amenas.
Comparação mensal
Frente à primeira quinzena de outubro de 2016, o movimento de vendas na cidade na primeira quinzena de novembro caiu em média 5,2%, sendo que os recuos foram de 1,6% a prazo e de 8,7% à vista. O resultado se explica pela sazonalidade, visto que outubro contou com o Dia das Crianças, o que deu fôlego ao comércio, sobretudo na área de bens semiduráveis (vestuário, calçados, brinquedos). O Balanço de Vendas da ACSP é elaborado quinzenalmente com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços
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