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A estratégia de posicionamento é basicamente dividida em: missão, visão e valores. A missão é o propósito da sua empresa, o motivo pelo qual ela existe, a visão é onde sua empresa deseja chegar no futuro e os valores são os comportamentos, definidos em tópicos, que devem ser praticados por toda a equipe. Acompanhe as dicas a seguir:
Entenda quem é o seu público-alvo
A primeira tarefa para definir um posicionamento eficaz do seu negócio é descobrir quem é o seu público-alvo. Procure saber quem são as pessoas que podem se tornar possíveis clientes da sua empresa. Defina região, idade, escolaridade, gostos, características, enfim, tudo o que você pode reunir de informações sobre essa audiência.
Ao descobrir qual é o seu público, você pode posicionar a sua empresa exatamente da forma como ele gostaria de ser atendido e abordado. A sua comunicação passa a ser totalmente voltada para essas pessoas — desde o atendimento pelo telefone, até a finalização de uma compra.
Saiba o que te diferencia no mercado
O que diferencia a sua empresa das suas concorrentes no mercado? Ao encontrar essa diferenciação, você poderá usar isso na sua comunicação e nas estratégias de Marketing.
Mas como encontrar essa distinção? Analise seus concorrentes, perceba como são feitos os atendimentos, quais sãos os seus produtos/serviços, como eles fazem o pós-atendimento etc. Encontre pontos em que sua empresa pode melhorar e o que você pode usar de diferencial competitivo.
Ao definir as suas qualidades e potencialidades, você terá argumentos para estabelecer um posicionamento de marca mais eficiente.
Tenha consistência em suas estratégias
Por fim, uma dica valiosa para posicionar a sua empresa de forma certeira e gradual é ser consistente no mercado. Você deve comunicar a sua missão, visão e valores em cada atitude e projeto que faz.
Ser bem claro e conciso nas suas estratégias de comunicação é o que fará o seu negócio se destacar no segmento.
Quando uma organização é coerente com os ideais que prega, ela consegue passar uma imagem transparente e condizente com os seus princípios, preocupada com a satisfação dos seus clientes, parceiros e comunidades.
Seja verdadeiro em suas ações de posicionamento de marca e esteja sempre presente nos lugares em que o seu público frequenta, seja em eventos, feiras, revistas, jornais ou canais digitais. Você verá que, com o tempo, a sua imagem irá se fortalecer, gradualmente, no mercado em que atua.
Lembre-se de ter um Plano de Negócios para ajudar a nortear as suas ações como gestor e acompanhar o progresso das suas estratégias. Quer bater um papo sobre isso? Entre em contato comigo! Tem dicas para o tema da próxima coluna? Envie diretamente para mim. Até a próxima!
*Heloísa Zambianco é publicitária, atua como consultora de Marketing Digital, é certificada pelo Google e especialista em Mídias Sociais. Através da internet auxilia empresas a se posicionarem como referência no mercado. Quer saber mais? Envie um e-mail para contato@hzambianco.com.
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