Por Vitor Lima
A Braskem divulgou, no último dia 1°, a Avaliação de Imagem do Polo Petroquímico do Grande ABC. A pesquisa, produzida pelo Instituto Datafolha, foi feita em janeiro deste ano e ouviu 853 moradores das cidades de Santo André e Mauá, para descobrir a opinião da população sobre o Polo Petroquímico e, especificamente, sobre a Braskem.
Os entrevistados reconheceram a importância do complexo para o desenvolvimento local – 62% citaram a geração de empregos como aspecto positivo do Polo Petroquímico. O fato de o Polo movimentar a economia do ABC foi lembrado por um número ainda maior de entrevistados: 67%.
Apesar das críticas em relação a poluição, o gerente Chantre avalia como positiva a imagem do Polo Petroquímico | Foto: Divulgação |
Está aí, portanto, o maior desafio das empresas do Polo: provar aos moradores que existe a preocupação em não poluir o ambiente. O gerente de Relações Institucionais da Braskem, Flávio Chantre, garante que a empresa segue padrões rigorosos e os gases que saem initerruptamente dos flares (como são chamadas as chaminés do local) não causam problemas à população do entorno.
Para mudar este panorama, o gerente afirma que é necessário “melhorar a comunicação” com a população. Chantre indica que o uso das redes sociais pode ser um bom caminho para isso – em Santo André, 37% dos entrevistados afirmaram que usam as redes sociais para se informar; em Mauá, o número sobe para 49%.
Mesmo assim, no geral, o gerente avalia que a imagem do Polo é positiva: “O Polo Petroquímico do Grande ABC é um dos principais motores da economia local e o resultado desta pesquisa mostra que as empresas contribuem e podem continuar contribuindo para o desenvolvimento da região em muitos aspectos. O mais evidente deles é a geração de empregos mas há, ainda, o significativo apoio para iniciativas de melhorias sociais e ambientais”, reforça.
Quando perguntados sobre a Braskem, 84% das pessoas disseram que a companhia é inovadora, 88% que oferece oportunidade de emprego e renda e 75% afirmam que a empresa opera sua produção com segurança, por isso acreditam que a presença da Braskem no Polo Petroquímico é positiva.
Atualmente, as cerca de 15 empresas presentes no Polo empregam 10 mil pessoas direta e indiretamente. O setor químico e petroquímico é um dos principais pilares do desenvolvimento da região e engloba uma extensa cadeia produtiva formada por mais de 1,3 mil empresas no ABC, que faturam aproximadamente R$ 50 bilhões por ano e geram um valor adicionado fiscal para os sete municípios locais de R$ 10 bilhões/ano.
Braskem tem nova identidade visual
Foto: Divulgação |
No último dia 16, a Braskem comemorou 15 anos de sua junção com outras seis empresas do setor. A corporação aproveitou a ocasião para anunciar o novo logotipo, que nasce como símbolo da continuidade do seu ciclo de expansão global. O CEO da Braskem, Fernando Musa (foto), lembrou que a companhia é jovem e conta com “uma estratégia sólida e bem-sucedida de crescimento global”. “Para celebrar os 15 anos e marcar o início de uma nova fase, estamos lançando uma nova identidade visual que acompanhará nossa trajetória, de desafios e conquistas”, declara.
De acordo com a empresa, o novo logotipo busca expressar características como resiliência, foco e transparência. O símbolo utilizado remete à letra “B” e dá forma a uma seta, indicando a estratégia da empresa orientada ao futuro. “A nova marca Braskem simboliza nossa ambição de seguir evoluindo como um player importante do setor petroquímico global, atuando em constante progressão no desenvolvimento das pessoas e focado na entrega de soluções sustentáveis da química e do plástico a fim de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida da sociedade”, conclui o CEO.
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