quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Atividade do Comércio avança 0,5% em agosto, aponta Serasa Experian

Da Redação

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas registrou, em agosto/17, alta de 0,5% perante julho/17, já efetuados os ajustes sazonais. Na comparação como o mesmo mês do ano passado (agosto/16), houve alta de 1,7%. No acumulado do ano até agosto/17, a atividade varejista recuou 0,9% frente ao período de janeiro a agosto do ano passado.

Foto: Arquivo

Segundo os economistas da Serasa Experian, além da atual tendência de queda da inflação dos juros e da inflação, a data comemorativa do Dia dos Pais ajudou a impulsionar a atividade varejista no mês de agosto/17.

Em agosto/17, três segmentos registraram crescimento: tecidos, vestuário, calçados e acessórios (1,1%); veículos, motos e peças (0,9%) e material de construção (0,4%). O segmento de móveis, eletrônicos e informática apresentou estabilidade em agosto/17 na comparação com julho/17. E dois segmentos acusaram recuo do movimento dos consumidores nas lojas em agosto/17: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-1,0%) e combustíveis e lubrificantes (-0,2%). 

No acumulado do ano até agosto/17, a maior retração do consumidor deu-se no segmento de material de construção, o qual registrou queda de 15,1% frente ao mesmo período do ano passado. A segunda maior queda foi de 12,7%, observada no fluxo dos consumidores nas lojas de móveis, eletroeletrônicos e informática, seguida de perto pela retração de 12,4% no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Houve recuo também significativo, de 9,6%, nas lojas de veículos, motos e peças.

Retrações menores ocorreram nos setores de combustíveis e lubrificantes (-8,8%) e nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,3%), este último segmento tendo um desempenho melhor que os demais principalmente por causa da queda da inflação, puxada pela deflação dos alimentos.

Metodologia 

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.





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