A loja do futuro já é realidade e está aberta ao público no shopping Villa Lobos, em São Paulo. A partir dessa semana, consumidores poderão conhecer a Omnistory, uma plataforma que converge o melhor dos mundos físico e digital em uma experiência de compra completamente integrada e inédita no País. A iniciativa é do Grupo GS& Gouvêa de Souza, holding que atua há mais de 28 anos no varejo brasileiro.
Com DNA omnichannel, a plataforma laboratório Omnistory reúne experiências que irão surpreender consumidores e varejistas. A integração entre o universo físico e digital tem como objetivo oferecer a melhor experiência de compra para os consumidores, utilizar as tecnologias como um meio para garantir a personalização e encantamento na experiência de compra, aumentar a produtividade das operações, e, consequentemente, potencializar vendas e resultados.
Para isso, está ancorada em seis pilares estratégicos: tecnologia, pessoas, ativação digital, mensuração de resultados, sustentabilidade e ambientação. “A Omnistory é mais do que um ponto de venda ou uma loja de e-commerce, é um laboratório para aplicação de conceitos e soluções inovadoras para o varejo. É uma experiência de varejo que já nasceu integrada: loja física, e-commerce, aplicativo, vending machine e shopping TV.”, afirma Marcos Gouvêa, fundador e diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza.
Foto: Divulgação |
O conceito reúne o que existe de mais moderno no País para promover a melhor experiência de compras, mensuração de resultados e análise de comportamento. Entre as inovações está a possibilidade de o cliente selecionar um produto pelo celular, de dentro ou fora da Omnistory, finalizar a compra e já escolher o ponto de retirada: na loja, em um locker ou receber em casa. Ou, ainda, ser reconhecido de acordo com gênero e características físicas e receber sugestões de ofertas individualizadas diretamente nas vitrines interativas e concluir o pedido lá mesmo. As tecnologias são diversas, com foco na transformação digital do varejo, como o reconhecimento facial, etiquetas inteligentes com precificação dinâmica, conteúdo e promoções personalizadas, Click&Collect, Pick&Go, Gôndola Infinita, Marketing de Proximidade/Fidelidade, recomendações com inteligência artificial e PDV Móvel.
Além disso, os colaboradores da loja Omnistory serão consultores treinados para estimular a experimentação dos produtos, por meio de um atendimento personalizado e interativo, capaz de inspirar e envolver o consumidor.
Todas as inovações são integradas a um sistema de Mensuração dos Resultados, permitindo ao gestor da loja acessar informações completas do consumidor, avaliar e mensurar o potencial de cada solução apresentada no ponto de venda e refinar a estratégia de vendas em tempo real. Tudo isso estará em uma “sala de controle” com um grande dashboard com informações valiosas sobre a operação.
A cada quadrimestre a loja muda totalmente a sua oferta de produtos, serviços e experiências. O objetivo é mostrar como a loja pode – e deve – ser flexível para acompanhar a volatilidade do mercado e o dinamismo dos novos consumidores. A primeira delas atuará no setor de saúde, beleza e bem-estar.
Parceiros e soluções
A TOTVS é a principal parceira do projeto Omnistory e atua no eixo de tecnologia da loja, dando vida a novas e inéditas experiências de compra para os clientes. Como líder em soluções de negócios na América Latina, a companhia utilizou a sua expertise e DNA de inovação para integrar diversas tecnologias de ponta às suas plataformas e demais ferramentas utilizadas na operação para engajar o consumidor em diversos canais, enriquecer o papel do vendedor e dar informação ao gestor da loja para que ele tenha os insumos necessários para compreender os comportamentos dos seus clientes. E-commerce Ciashop by TOTVS, inclusive dentro da loja nas vitrines interativas, mobile commerce, app, analytics, sistema de gestão, PDV móvel e plataforma de inteligência artificial são exemplos das entregas da desenvolvedora ao projeto que unem o varejo físico com o digital, permeando todos os pontos de contato do público e possibilitando a gestão inteligente do estabelecimento.
O projeto representa um verdadeiro showroom da capacidade exponencial dos produtos da TOTVS e ajudam varejistas de todos os portes a compor as mais variadas experiências omnichannel na jornada de compra do consumidor digital.
Além disso, a Omnistory também contará com câmeras que fazem reconhecimento facial. Essa integração de canais é parte da proposta de permitir incorporar às lojas físicas alguns dos diferenciais existentes nas lojas digitais. Além do reconhecimento facial a plataforma Facemedia avalia a experiência do consumidor, comparando suas feições ao entrar e sair da loja, ou em determinadas áreas físicas da loja.
A LG Electronics do Brasil fornecerá soluções de sinalização digital para a Omnistory, oferecendo benefícios tanto para o varejista, quanto para o consumidor. A experiência da LG com atuais clientes do varejo mostra que lojas com soluções de digital signage na vitrine trazem 30% mais consumidores para o interior da loja. As telas irão contar com tecnologia de reconhecimento facial, o que faz com que as ofertas (conteúdos) sejam segmentadas de acordo com quem passa na frente da loja. Dentro da loja, o consumidor verá no topo da loja ofertas de produtos sendo feitas em duas telas de 86 polegadas UltraStretch (86BH5C) com resolução única de 58:9 dispostas na horizontal. Esta solução chama muito a atenção pelo formato diferenciado de conteúdo que se adapta a qualquer espaço, e oferece a flexibilidade de até 4 conteúdos diferentes e simultâneos na mesma tela.
A loja também contará com monitores com solução touch da LG (Over-lay KT-T Series), oferecendo até 10 pontos de toque simultâneos que, funcionarão em conjunto com beacons e leitores de código de barras Outra solução para o varejista será a “gôndola infinita”, uma tela que mostra todos os produtos disponíveis para compra, mesmo que o mostruário não esteja fisicamente nas prateleiras, dando ao consumidor mais opções de escolha.
Para garantir o sucesso das vendas, a Rede vai turbinar a Omnistory com algumas de suas principais soluções, como o terminal inteligente Smart Rede, que combina a versatilidade dos dispositivos móveis com uma tecnologia multiuso baseada no conceito future-proof, que evita a troca de terminais para aceitação de novas tecnologias que surgirão com o tempo. Outra ferramenta é a maxiPago!, que permite a integração única com diferentes plataformas de pagamento, ferramentas antifraude e conciliação, além de também emitir relatórios on-line de todas as etapas da transação.
Para as compras virtuais, a empresa também disponibilizará aos consumidores a opção de compra com o e.Rede, solução em pagamento digital que promete simplificar e otimizar as transações dentro do ambiente on-line, tornando-as mais rápidas e seguras. Outra novidade é a ferramenta Rede Pay, solução de carteira digital que oferece simplicidade, conveniência e segurança para lojistas e consumidores nas compras online.
A Ouvi será responsável pela mensuração das mídias usadas na divulgação da Omnistory. Através da distribuição de mobile vouchers promocionais, a empresa vai comprovar o fluxo entre os mundos físico e digital. Esse mapeamento da jornada do consumidor vai garantir dados mais objetivos na hora de fundamentar as decisões sobre investimento em mídias.
A FAL Design Estratégico foi responsável pelo projeto arquitetônico da loja física com a premissa de criar um espaço flexível o suficiente para receber diferentes produtos a cada ciclo da Omnistory. As soluções da empresa para a ambientação constantemente renovada estão nos materiais de base neutros, porém não frios, e na inserção do sistema DressAll nas testeiras que permite trocar as imagens para transmitir o mood desejado. Os equipamentos de exposição de solo e parede permitem diferentes configurações e recebem acessórios específicos para variadas embalagens. A experiência do consumidor sempre foi priorizada para que, desta forma, o foco do projeto estivesse em qualificar a compra em qualquer das três jornadas propostas.
A Fast Gerenciadora e Construtora, referência na execução de obras para lojas de shopping centers, foi responsável pela construção da loja, ou seja, por todas as instalações elétricas, prevenção e combate a incêndio e de ar condicionado, a parte civil, piso, gesso e pintura.
A agência de som responsável por toda experiência sonora da Omnistory é a Zanna. A empresa desenvolveu o conceito e diretrizes sonoras pra criação dos seus espaços de inteiração entre a marca e seus públicos, por meio de um processo consistente de branding. A partir dele foi desenvolvido o logo sonoro que assina junto com a marca no ambiente físico e digital, a playlist que toca na loja e todas as interações sonoras nesses espaços. A ideia, foi criar uma identidade sonora para que as pessoas reconheçam a marca, criem uma relação afetiva e sintam vontade de ficar e voltar.
Ainda no quesito ambientação, a Biomist, empresa líder em marketing olfativo no Brasil, foi responsável pelo desenvolvimento e aplicação da fragrância da Omnistory. Desde 2000, quando introduziu o conceito de marketing olfativo no Brasil, a Biomist tem desenvolvido e aperfeiçoado as tecnologias que estarão presentes em todos os ciclos da Omnistory. Foram usadas tecnologias de ponta na aplicação dos conceitos de marketing olfativo para garantir um perfume que combine com o ambiente tornando-o mais aconchegante para o cliente. Pretende-se não apenas atrair o cliente para dentro da loja, mas fazer com que ele permaneça nela por mais tempo. Neste ciclo, será utilizada uma fragrância que transmite com suas notas de chá branco e bergamota muita energia ao mesmo tempo em que o toque de lavanda confere ao ambiente uma leveza sofisticada e aconchegante.
Atmo Digital, a maior operadora de TV Corporativa e Digital Signage do país, está no mercado há 27 anos e oferece soluções criativas para uma comunicação corporativa customizada presencial ou à distância. Para a Omnistory a Atmo participará com toda a infraestrutura de Digital Signage e produção de conteúdos que tornarão a experiência de compra ainda mais especial.
A Tlantic, multinacional de varejo que opera no mercado europeu e em forte expansão no mercado brasileiro, é uma empresa de inovação com foco em eficiência e produtividade em diferentes segmentos e tipologias de loja. Uma das suas soluções, o Tlantic workforce management, resolve a complexidade da gestão, focando no correto dimensionamento das equipes às reais necessidades da loja e garantindo 100% do cumprimento legal. Foi desenvolvida para aumentar a produtividade dos colaboradores e controlar especificidades como: banco de horas, contrato de trabalho, interjonadas e acordos sindicais. Já a solução Tlantic mobile retail suite, é baseada na gestão de tarefas do operador, permitindo o acompanhamento em tempo real e através de um cockpit de gestão de todas as operações, com impacto direto nas poupanças e redução de desperdícios. Algumas das suas funcionalidades passam pelo controle de preços, remarcação, inventários, auditorias de ruptura, auditorias de preços e recebimento de mercadorias.
A parceria com InPost promete facilitar a retirada de mercadorias compradas pelo e-commerce. Os lockers InPost são automatizados e funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que o consumidor possa buscar sua encomenda no momento que lhe for mais conveniente. Em menos de 10 segundos, usando somente um QRCode recebido por e-mail, será possível retirar mercadoria, com sigilo e segurança. O serviço resolve não apenas a questão do alto custo, como também a dificuldade de acesso a algumas localidades que não possuem CEP e a inconveniência das entregas realizadas somente em horário comercial.
As soluções logísticas fulfilment da Omnistory serão fornecidas pela Pier 8, uma boutique de logística para e-commerce, que oferece espaço de armazenagem seguro, individualizado, privativo e flexível.
A Unous, empresa brasileira especializada em planejamento e gestão de mercadorias, apresenta a solução de planejamento e gestão de mercadorias Unous Mindset. Pensada para o varejo e 100% web, ela permite planejar vendas, margens e estoques, criar cenários e distribuir mercadorias de maneira simples e eficaz.
A Multiplus, rede de fidelidade composta por diversas empresas e programas de fidelidade, concedeu 100 mil pontos para a Omnistory. Esses pontos serão distribuídos aos consumidores que baixarem o aplicativo oficial da loja ou comprarem determinados produtos sinalizados na plataforma.
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