Você certamente já ouviu falar em “programas de milhas” e provavelmente é ou já foi cadastrado em algum deles. As regras dos programas podem variar, mas, geralmente eles funcionam da seguinte maneira: quanto mais compras você faz com o cartão de crédito, mais milhas acumula nos programas. No caso de alguns cartões você, na verdade, acumula pontos que, depois, podem ser revertidos em milhas.
Os programas de relacionamento dos cartões de crédito são feitos em parcerias com companhias áreas e, por isso, as tais milhas podem ser trocadas por passagens aéreas – o que propicia uma economia significante para quem viaja constantemente. Mas, o que acontece, é que muitas pessoas não viajam e, portanto, não utilizam as milhas acumuladas.
O CEO da startup MaxMilhas destaca que os usuários economizam, em média, R$ 550 por transação | Foto: Divulgação |
Porém, muitos consumidores não sabem que as milhas não precisam necessariamente ser trocadas por passagens aéreas e podem, inclusive, serem vendidas. Assim, mesmo quem não necessita de passagens aéreas, não precisa simplesmente esperar as milhas expirarem e perdê-las. Basta vendê-las – e por valores bem atrativos.
De olho neste nicho, algumas startups surgiram para intermediar o contato entre vendedores e compradores de milhas aéreas. Nesta operação, as três partes saem ganhando: o vendedor, que ganha dinheiro extra com as milhas que perderia; o comprador, que nessa operação consegue a passagem aérea por preços bem mais econômicos; e as startups, que ficam com uma comissão por intermediar a negociação.
Umas das mais famosas empresas do ramo, é a MaxMilhas. O CEO e cofundador da corporação, Max Oliveira, ressalta que um relatório divulgado pelo Banco Central, em 2014, constatou que os brasileiros deixaram de resgatar 53,4 milhões dos pontos gerados nos programas de relacionamento, o que equivale a 24% da pontuação obtida neste mesmo ano.
Conforme o próprio conta, na plataforma é possível encontrar passagens pela metade dos preços convencionais – e, em alguns casos, com preços até 80% menores. Em média, a economia dos usuários é R$ 550 por transação. A plataforma, criada em 2013, já intermediou a negociação de mais de quatro bilhões de milhas e a emissão de mais de 400 mil passagens.
“Pelo site, é possível buscar por voos nacionais e internacionais. Em seguida, o interessado encontra um comparativo de preços entre o valor das passagens praticados pelas companhias aéreas, a quantidade de milhas necessárias para cada voo e o valor por essas milhas ofertado pelos vendedores cadastrados”, explica.
Convidado pela Dia Melhor a contar mais detalhes sobre o funcionamento da plataforma, o CEO da startup fez o “passo a passo” da operação, que pode ser conferido abaixo:
Para os compradores:
• Acesse o portal da ferramenta;
• Escolha o destino, a data de ida e volta (ou somente ida), o número de passageiros e faça a busca;
• Encontre, pelo comparativo de preços, a melhor opção de voo. Se o melhor preço for oferecido pela companhia aérea, o portal redireciona sua compra para a companhia. Se a melhor opção for via MaxMilhas, basta selecionar o voo;
• Em seguida, selecione um dos vendedores disponíveis na plataforma;
• Faça o login ou se cadastre para prosseguir;
• Após inserir os dados do passageiro e efetuar o pagamento, a passagem será emitida com as milhas do vendedor escolhido e enviada para o e-mail cadastrado.
Para os vendedores:
• Acesse o ícone “Vender Milhas” pelo menu do portal;
• Informe quantas milhas deseja vender e escolha, com base nas ofertas dos outros ofertantes, o valor para cada mil milhas;
• Informe seus dados e conclua sua oferta;
• Aguarde a análise da sua oferta pela equipe da MaxMilhas.
• Em seguida, a oferta ficará disponível na ferramenta e você poderá acompanhar o status das ofertas em sua conta da MaxMilhas;
• Por fim, o vendedor recebe o dinheiro referente à quantidade de milhas negociada em sua conta bancária cadastrada no portal.
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