Da Redação
Dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) mostram que o número de Startups cresceu 30,4% entre março e dezembro de 2015 no país. São 4,1 mil negócios, que movimentam cerca de R$ 2 bilhões ao ano, equivalente a 0,03% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A meta da associação é chegar a 5% do PIB (R$ 276 bilhões) em 2035.
Atualmente, o Brasil ocupa a 11ª posição entre os países do G20, como um dos que mais incentiva o empreendedorismo digital, ficando à frente de países como Rússia, Itália e China. Porém, a pesquisa mostra que, ao contrário do que acontece nos principais países empreendedores, o brasileiro tem uma alta taxa de empreendedorismo por necessidade: 44% dos negócios criados no último ano.
Para um dos organizadores do evento, Lisandro Jardim, essa realidade precisa mudar. “Temos que incentivar os jovens a encontrarem novas oportunidades de negócio, não só por necessidade. O empreendedorismo representa a possibilidade de solução de grandes problemas, sejam eles, sociais, de mobilidade, tecnológicos ou de qualquer outra vertente. Não vejo outra alternativa de solução que não seja por meio do empreendedorismo”, explica.
Para ampliar a discussão sobre o tema e incentivar os jovens a empreender, o Centro Universitário FEI sediará nos dias 4, 5 e 6 de novembro a segunda edição do Startup Weekend no ABC, que será realizada no campus de São Bernardo do Campo da instituição (Avenida Humberto Alencar de Castelo Branco, 3972). O evento reúne pessoas de diversas idades com boas ideias e que queiram transformá-las em algo maior. Os interessados deverão criar modelos de negócios digitais, como sites e aplicativos
Ao longo de três dias de trabalho, os participantes serão encorajados a compartilhar suas ideias, validá-las, construir um modelo de negócios, desenvolver um protótipo e apresentá-lo para uma banca avaliadora, utilizando metodologias e ferramentas como Lean Startup, Business Model Generation e Desenvolvimento de Clientes. Aplicativos como Easy Taxi, Tivit One e Zapier nasceram a partir de um StartUp Weekend.
A primeira edição aconteceu em 2015, com boa participação do público. “Tivemos cerca de 130 participantes, 50% a mais que a média mundial do evento. Isto retrata o potencial empreendedor do grande ABC e, nesta edição de queremos chegar próximo a este número novamente”, conta Lisandro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário