Da Redação
Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, em parceria com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), apontou uma tendência forte e quem vêm crescendo no mundo: um número cada vez maior de mulheres estão chefiando empresas e organizações. Os dados mostram que 52,4% dos cargos de liderança dos novos negócios são ocupados por mulheres, o que significa dizer que mais da metade dos novos negócios são comandados por elas. Dos 42 países avaliados na pesquisa, o Brasil ficou em sétimo lugar, com 7,7 milhões de mulheres à frente de empresas.
Quando o assunto é franquia, então, a liderança feminina influencia inclusive nos resultados: um levantamento da Rizzo Franchise constatou que o faturamento de franquias operadas por mulheres é 34% maior do que nos negócios operados por homens. Atualmente, cerca de 65 mil mulheres comandam franquias no Brasil. Em 2012, eram pouco mais de 58 mil – o que representa quase metade (48%) de todos os franqueados brasileiros.
Danyelle Van Straten é especialista em gestão de franchising | Foto: Reprodução |
A cada ano, o preconceito e o receio ficam de lado e as empresas apostam no perfil de liderança das mulheres, que se comparado aos homens, têm menos medo de arriscar. Algumas características femininas também impulsionam esse lado empreendedor, como a forte intuição e percepção detalhista que quando usada a favor do negócio consegue analisar rapidamente o cenário para saber com quem estão lidando.
Danyelle Van Straten, administradora e especialista em gestão de rede de franchising, recomenda que as mulheres invistam em capacitação, na autoconfiança e esqueçam o mito de ser “super”. “Acho que dar conta de tudo é um mito que supõe o inatingível equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Mulheres não precisam dar conta de tudo, é impossível! É importante perceber isso, não sofrer e escolher o que você quer para sua vida” comentou a sóciadiretora da Depyl Action - rede de franquia especializada em depilação formada por cerca de 2 mil mulheres - e que em 2014 assumiu a direção da ABF/MG (Associação Brasileira de Franchising).
Tatiana Maia, franqueada Depyl Action, comenta que entrar para a rede foi além da decisão de empreender: “A marca essencialmente feminina apresenta proposta que vai muito além da estética, seus valores que preconizam o bem-estar, a saúde e feminilidade geram um identificação pelo que eu prezo e foram de extrema importância para meu primeiro passo como empreendedora”, conta.
A empresa desde sua fundação investe em treinamentos e desenvolvimento de funcionários, tanto para quem trabalha no escritório da franqueadora quanto para quem atende em cada uma das 92 franquias espalhadas pelo Brasil. Danyelle completa: “Fazemos o investimento em treinamento e desenvolvimento por entender que é preciso o conhecimento do negócio e que o comprometimento é maior quando existe esse elo de troca de aprendizado entre as partes”.
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