Da Redação
Os palestrantes do primeiro módulo do Fórum Empreendedor FE4, realizado ontem (18) pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), apresentaram aos empresários participantes pesquisas que reforçam a importância da tecnologia e do relacionamento com o cliente na gestão dos negócios.
Tibério César Valcanaia, diretor-técnico e de marketing da empresa Myrp - que comercializa software de gestão empresarial -, frisou que a informatização dos sistemas de gestão não é realidade apenas das grandes companhias, mas, sobretudo, das pequenas empresas. Pesquisa da Myrp aponta que 38% dos negócios com até nove funcionários ainda usam o Excel para controlar suas finanças; 19% utilizam processos completamente manuais na administração. “Isso estimula erros e informações desencontradas”, alerta Valcanaia.
Dados foram apresentados ontem (18) na ACSP | Foto: Reprodução |
Outro ponto crítico revelado pela pesquisa é que 36% dos pequenos empresários costumam salvar seus documentos digitais em computadores pessoais. “Ou seja, se perder esse computador, ele não vai mais saber quem deve para ele, quem ele tem de pagar, como está o estoque. Essa informação vai desaparecer”. A solução, disse o palestrante, passa pela adoção de sistemas automatizados de gestão.
“No passado, a gente falava muito de crise. Os empresários queriam reduzir despesas, reduzir custos. E agora nossa pesquisa indica que eles já estão querendo aumentar rentabilidade, aumentar vendas, aumentar participação de mercado. Então, quem sair dessa fase de crise bem estruturado, com seus processos bem definidos e com a empresa redondinha, vai com certeza ter muito a lucrar lá na frente”, conclui Valcanaia.
Microsoft
Jefferson Costa Bastos, estrategista de tecnologia da Microsoft e um dos palestrantes desse módulo do FE4 dedicado à tecnologia, afirmou que a mudança de hábito do consumidor nos últimos anos, com a ascensão do celular e das redes sociais de forma definitiva nas rotinas, obriga as empresas a estar sintonizadas nos diversos canais digitais.
Para ele, não adianta apenas vender bem: o segredo é atender bem, para se diferenciar da concorrência e fidelizar o cliente.
Bastos falou que é cada vez mais importante que os empreendedores utilizem ferramentas automatizadas de gestão. Uma pesquisa da Microsoft, por exemplo, revelou que os profissionais de vendas gastam, em média, apenas 33% de seu tempo em contato com os clientes. O restante é usado em processos burocráticos, como preenchimento de planilhas. Com uma gestão digital, afirmou o palestrante, é possível otimizar esse trabalho, direcionando os vendedores para o que realmente é importante em suas funções.
Para se ter uma ideia melhor da relevância da tecnologia de informação, Bastos apresentou dados de outra pesquisa da Microsoft: enquanto 80% das companhias consultadas acreditam que oferecem um bom atendimento, apenas 8% dos clientes dessas mesmas empresas classificam o atendimento recebido como bom. “Existe aí um gap grande entre o que as empresas estão oferecendo e a percepção dos clientes. Os clientes sempre querem mais, sempre querem algo melhor. E se você não promover uma melhoria no atendimento, às vezes o seu concorrente vai fazer”, frisa o especialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário