quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Natura registra lucro de R$ 73 milhões no terceiro trimestre

Da Redação

A Natura registrou lucro líquido de R$ 73,1 milhões no terceiro trimestre de 2016. A receita líquida consolidada da empresa somou R$ 1,9 bilhão no período, um recuo de 4,7% em relação ao mesmo intervalo do ano passado.

No Brasil, a lucratividade da Natura foi fortemente impactada pela maior carga tributária, resultado de um aumento contínuo desde 2014. O vice-presidente de finanças e relações com investidores da Natura, José Roberto Lettiere,  comenta: “O contexto no Brasil continua desafiador, e os consumidores intensificaram a busca por produtos de preços mais baixos”.

O executivo adianta que “diante desse cenário, já ajustamos nossas promoções e mix de produtos para ativarmos mais os nossos consumidores e estimularmos a colocação de pedidos pelas consultoras”. 
Arte: Reprodução

Em contrapartida, as operações internacionais, que incluem a marca Natura na América Latina e na França e as lojas da Aesop, cresceram dois dígitos em moedas locais, com ganho de margens. Na conversão para reais, os resultados na América Latina foram impactados por variações cambiais das moedas estrangeiras. A Aesop terminou o trimestre com 169 lojas em 20 países – com 49 unidades abertas nos últimos 12 meses e dois novos países (Dinamarca e Nova Zelândia).

A plataforma de vendas on-line Rede Natura registrou crescimento de dois dígitos e já conta com 82 mil franqueados digitais (54 mil no 3T15) e 1,2 milhão de consumidores cadastrados. Os primeiros resultados em novos canais – quatro lojas próprias em São Paulo e a venda da linha SOU em 1,3 mil farmácias em todo o País – também são positivos. Mais uma loja será aberta na capital paulista até o fim do ano, e a linha Tez acaba de chegar às farmácias de São Paulo.

No terceiro trimestre, a Natura relançou as linhas EKOS, Tododia e Humor no Brasil, com investimentos relevantes em marketing no período, bem como na linha Chronos, cujo relançamento ocorreu em junho.

A empresa segue a execução de seu plano estratégico, sob o comando do novo presidente, João Paulo Ferreira. A companhia investe na revitalização da venda direta, em propostas inovadoras de produtos e conceitos com diferenciais de tecnologia e desempenho, na racionalização do portfólio, na revisão do posicionamento e estratégia da marca, no desenvolvimento de novas alternativas de canais, no desenho de uma organização mais ágil e eficiente e na continuidade do crescimento acelerado nas operações internacionais.



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