segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Operação em brinquedos do IPEM-SP autua 70% dos estabelecimentos fiscalizados

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), órgão delegado do Inmetro que tem como finalidade proteger o consumidor, realizou nesta segunda-feira (1º), a operação "Cuidando das Crianças", que fiscalizou lojas do comércio das cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá e São Paulo.

No total, os fiscais reprovaram 622 brinquedos. Foram fiscalizados 17 estabelecimentos, sendo que 12 (70%) estavam irregulares e foram autuados. 

IPEM-SP realizou ação no ABC hoje (1°) | Arte: reprodução
Os brinquedos apreendidos não traziam o selo do Inmetro, além da classificação etária indicativa, o que garante ao consumidor que o produto atende aos requisitos de segurança, previstos pela legislação, e não representam riscos à saúde. 

As lojas e empresas autuadas pelo IPEM-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. No caso de produtos de certificação obrigatória, as multas podem variar de R$ 800 a R$ 30 mil, dobrando na reincidência. 

Em 2015, o IPEM-SP, fiscalizou em todo o Estado de São Paulo 338.887 brinquedos, encontrando irregularidades em 23.020 (7%) em 21.603 lojas. A maioria dos produtos foi apreendida pela falta do selo de certificação do Inmetro e encaminhada, posteriormente, para inutilização.

Um comentário:

  1. Bom dia.
    Gostaria muito de sugerir uma inspeção de vocês sobre aqueles cones lança confetes que contem pólvora.
    Sábado eu e minha família fomos a um aniversario e minha filha de 5 anos foi atingida por vestígios de pólvora destes lança confete que não conseguimos apagar. Só se apagou quando toda pólvora terminou. acho estranho esse tipo de produto ainda tem permissão de venda, ainda mais para crianças. A nossa sorte é que pegou no pezinho dela porque se fosse no olho ela estaria cega.Por favor se for possível, verifiquem pra mim.

    ResponderExcluir