sexta-feira, 4 de março de 2016

Comércio eletrônico paulista registra faturamento de R$ 15,1 bilhões em 2015

O comércio eletrônico paulista registrou faturamento real (já descontada a inflação) de R$ 15,1 bilhões em 2015, queda de 0,6% na comparação com 2014, quando alcançou R$ 15,2 bilhões. Em termos nominais, o setor apresentou alta de 8,4% na comparação com 2014, uma significativa desaceleração em relação aos 26,4% de crescimento registrado entre 2013 e 2014. Os dados - divulgados nesta sexta-feira (4) - são da 2ª edição da Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico FecomercioSP/E-bit.

Segundo a Federação, o comércio eletrônico ainda ganha espaço | Foto: Reprodução
O estudo traça as comparações entre o faturamento mensal do e-commerce e das lojas físicas no estado, segmentado em 16 regiões. Também são disponibilizados dados sobre os números de pedidos, tíquete médio e variações reais e nominais das vendas do setor.

O varejo online paulista fechou o ano de 2015 com aproximadamente 41 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 368. Apesar da leve retração em termos reais, o comércio eletrônico apresentou um desempenho superior ao do varejo restrito (que não considera o faturamento dos setores de material de construção, autopeças e acessórios e concessionárias de veículos) e respondeu por 3,5% do total do faturamento do varejo, que atingiu aproximadamente R$ 436,1 bilhões no ano. Em 2014, a participação do e-commerce no faturamento total do varejo restrito estava em 3,3%.   

Segundo a Federação, o comércio eletrônico ainda ganha espaço por causa da mudança de comportamento do consumidor e da diversidade de produtos disponíveis, mas também sente os efeitos da inflação elevada, dos juros altos, da escassez de crédito e do aumento do desemprego. Além disso, a disseminação das compras pela internet -  mais frequentes entre os consumidores mais escolarizados e de maior renda -  perdeu força nas camadas mais pobres, as mais afetadas pela crise.

A necessária reforma tributária no País

Por Alexandre Calderaro, advogado e membro do Task Force de Indústria do escritório Augusto Grellert Advogados

Há muito tempo se fala que várias e grandes reformas são necessárias para que o Brasil retome o caminho do crescimento e, mais importante que isso, consiga sustentar esse desenvolvimento por longos períodos.

Algumas dessas reestruturações estão sempre em voga, principalmente em ano eleitoral. A nação, os detentores do poder e aqueles que almejam alcança-lo sabem bem da necessidade de profundas mudanças nos campos da política, da questão agrária, da educação, da saúde e da tributação. E, embora seja a que menos se discuta e se fale a respeito, essa última deve ser considerada uma das mais importantes.

O motivo para ser pouco debatida passa pelo fato de ninguém entender direito o sistema tributário nacional, bem como dar baixa audiência. Parece que ninguém quer saber de alíquotas, fatos geradores e de fazer contas, entendendo que tal preocupação não angaria votos.
Entretanto, os mais esclarecidos sabem que rever a questão tributária é primordial para que o país possa retomar a caminhar na direção certa.

É mais fácil entender todos os benefícios gerados com a reforma tributária quando se dá uma definição clara sobre a mesma. Trata-se de uma modificação político-econômica que visa à mudança da estrutura legislativa de impostos, taxas e outras contribuições vigentes em uma nação, de modo que o sistema de tributação se modernize e o modo de tributação se torne mais igualitário, reduzindo as injustiças sociais e as desigualdades que se evidenciam em nosso País desde a sua emancipação de Portugal.

Nicholas Kaldor, renomado economista húngaro, defende que “...o grau em que um sistema [de tributação] produz igualdade econômica, em comparação com o grau de igualdade econômica que prevaleceria sem ele, é uma questão que trata do sentido de justiça social dentro dessa comunidade. Depende da questão, puramente política, de quanta desigualdade quer tolerar a sociedade”.

Quando se afirma que a reforma tributária é fundamental no plano de desenvolvimento nacional, o embasamento é que através dela, em conjunto com outras medidas, poderemos almejar a tão desejada justiça social.

Enquanto essa preocupação não vira prioridade na agenda nacional, o que vemos são notícias como a ida da Federação das Indústrias à Justiça contra o aumento de impostos no Rio de Janeiro, e o fechamento de um negócio por minuto no Brasil, por conta da mudança com relação à cobrança do ICMS.

Alguns presidentes tiveram nas mãos a oportunidade de realizar a reforma tributária, mas não a fizeram. Agora, a possibilidade está nas mãos da presidente Dilma, que parece também não dar merecida atenção ao tema. É uma pena. Caminhando nesse sentido, continuaremos a ser o eterno ‘país do futuro’, vivendo como um país do passado.

O que resta é a esperança para que o tema seja discutido com mais seriedade e que aqueles que representam ou deveriam representar da melhor maneira possível a população, tenham coragem, boa vontade política e competência para realizar essa mudança. Ela é demasiadamente importante para a retomada do crescimento e o consequente desenvolvimento do Brasil.

São Bernardo do Campo recebe franquia de mobile marketing

Depois de Santo André, São Bernardo do Campo é a segunda cidade do ABC a receber uma unidade da Louyt, franquia espanhola de mobile marketing que chegou ao Brasil no ano passado. A proposta da marca é criar campanhas publicitárias via landing pages desenhadas especialmente para os smartphones e que permitem a interação direta dos usuários. Os serviços da rede encaixam-se nas necessidades de pequenos negócios, como salões de beleza, restaurantes, imobiliárias e concessionárias – que geralmente procuram ações de divulgação acessíveis e constantes para o público local –, mas também atende grandes empresas.

Marcelo Rocha é o novo franqueado da Louyt | Foto: divulgação
As campanhas atendem a objetivos variados, como promoções, cupons de desconto, fidelização de clientes, venda de produtos, divulgação de eventos, reserva de tickets e até doações. Com um briefing em mãos, o profissional da Louyt elabora uma estratégia de comunicação por meio de um dos templates de landing pages que tem à disposição na plataforma exclusiva da empresa.

Os links das campanhas geram códigos QR e podem ser enviados por e-mail – formatado para mobile – ou SMS. Também é possível compartilhá-los nas redes sociais e acompanhar detalhadamente os resultados de cada campanha por meio de uma ferramenta analytics.

“São ações rápidas e bem direcionadas. Os botões de ação das landings permitem ao público-alvo, por exemplo, fazer ligações, checar o mapa de localização, fazer uma compra instantânea ou assistir a um vídeo direto da landing”, explica Marcelo Rocha, franqueado da Louyt em São Bernardo do campo. Segundo ele, o principal diferencial da empresa é a rapidez do retorno que essas campanhas trazem para os comerciantes. “Logo na primeira promoção, já é possível lotar a agenda de uma clínica de estética local, por exemplo”.

Os planos são a partir de R$ 500 por mês, sendo que o contratante tem direito a lançar simultaneamente diversas landing pages, com flexibilidade para determinar os temas das campanhas e o período de disparo. Um restaurante, por exemplo, pode fazer uma pesquisa de satisfação ao mesmo tempo em que divulga uma promoção e um evento. “Escolhemos a Louyt pois é uma novidade para a cidade. Muitos negócios de São Bernardo precisam de divulgações focadas no smartphone e nosso modelo é simplificado e acessível”, afirma Rocha. 

Selo Empresa Empreendedora 2016 recebe inscrições até dia 18

As micro e pequenas empresas da cidade interessadas em participar da edição 2016 do ‘Selo Empresa Empreendedora’ podem se inscrever até 18 de março. Para participar basta preencher e entregar a ficha de inscrição na Sala do Empreendedor, localizada no Paço Municipal – Praça IV Centenário, s/nº, piso térreo 1, Centro.

Em 2015, a iniciativa condecorou 29 empresas dentre elas: a Lilly Modas, que apresentou projeto responsável por vestir crianças de comunidades carentes; o Restaurante Senador que, com o descarte consciente do óleo utilizado, gerou empregos diretos e indiretos; e ainda a Nemo Quest Idiomas, com projeto premiado por levar língua inglesa às comunidades carentes.

Para acessar o edital com todas as informações clique aqui. Já a ficha de inscrição está disponível aqui. Entre os requisitos necessários para participar desta iniciativa a empresa deverá cumprir as obrigações fiscais, ter alvará de funcionamento e licença sanitária (quando for o caso).

O Selo Empresa Empreendedora 2016 é uma realização da Prefeitura de Santo André por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e visa reconhecer e incentivar a responsabilidade social destas empresas instaladas no município. Mais informações pelos telefones: 4433-0471 ou 4991-1913.



quinta-feira, 3 de março de 2016

Brasil é o quarto mercado de produtos saudáveis do mundo

 Ter uma alimentação saudável é uma preocupação de grande parte da população na atualidade. Seja por opção ou devido a restrições alimentares, as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre o conceito de saudabilidade e privilegiam o consumo de produtos naturais e orgânicos, adotando, inclusive dietas vegetarianas ou veganas.

Ao contrário do esperado, o Brasil, País onde impera o gosto pela tradicional feijoada, churrasco nos finais de semana, pizza, acarajé, vatapá, entre outras guloseimas típicas, é um exemplo inesperado desta tendência mais saudável.  Pulou do sexto lugar para o quarto lugar no ranking dos maiores mercados de produtos saudáveis (itens que apresentam em sua composição menores quantidades ou restrição total de açúcar, sal e gordura, e maior abundância de fibras, vitaminas e nutrientes) do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, Chile e Japão, respectivamente. O dado foi constatado em levantamento da consultoria Euromonitor, que também apontou que esse mercado movimentou US$ 34,7 bilhões em 2014, 72,3% a mais do que foi registrado cinco anos antes, em 2009. 

Preocupação com a alimentação cresce entre os brasileiros | Foto: reprodução
Outro relatório, desta vez organizado pelo grupo varejista Tesco, com 18 mil voluntários de 18 países, confirmou outra informação curiosa sobre a preocupação em obter informações mais acessíveis em relação a esse segmento.  Cerca de 90% dos brasileiros acredita ser importante que os supermercados e a indústria os ajude a fazer escolhas mais saudáveis, contra 58% e 56% dos consumidores com essa opinião nos Estados Unidos e no Reino Unido, respectivamente.

Para David Oliveira, diretor de marketing da Superbom, uma das maiores empresas alimentícias do País com ampla linha de produtos saudáveis e veganos, esse comportamento mais consciente à mesa é uma evolução e tanto, principalmente num cenário em que a obesidade assume patamar de epidemia “É uma mudança importantíssima, já que sabemos que uma dieta adequada é essencial para a prevenção de uma série de doenças e para conservação da saúde. É um investimento a longo prazo e com benefícios infinitos”, afirma. 

Segundo o executivo, é importante lembrar que o brasileiro encontra uma imensa variedade de produtos saudáveis – algo que não acontecia há 10 anos. “Hoje, na Superbom, oferecemos opções em quase todos os segmentos, inclusive uma linha especial de pratos  prontos, além de sucos, geleias, cookies, queijos veganos, entre outras opções livre de glúten, açúcar e sódio”, conclui.  


quarta-feira, 2 de março de 2016

Evento traz novidades no atendimento ao cliente

Em comemoração ao Dia do Consumidor - celebrado em 15 de março – a Zendesk traz ao Brasil o "Relate Live", evento que reúne organizações inovadoras, para discutir e aperfeiçoar o relacionamento com o cliente. O encontro será realizado no Hotel Unique, em São Paulo, das 8h às 18h.

Na ocasião, haverá palestras, workshops e treinamentos com líderes do setor. Entre os palestrantes confirmados estão, por exemplo, Washington Olivetto, Chairman da W/McCann e Denis Wang, Co-CEO da Easy Taxi. Para conferir a programação completa acesse aqui o portal do evento.

terça-feira, 1 de março de 2016

Franchising é tema de palestra gratuita na Acisa

A Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), em parceria com a Strong / FGV, promoverá em 8 de março, às 19 horas, a palestra gratuita sobre Franchising.  O evento será conduzido por Antonio Labella Costa, que abordará a história, noções e tipos de franquia, microfranquias, quais são as vantagens e desvantagens deste modelo de negócio. 

A Acisa fica na Avenida XV de novembro, 442, Centro, em Santo André | Foto: Divulgação

Os interessados em participar da palestra devem fazer a inscrição pelo telefone 2199-1630. A Acisa fica na Avenida XV de novembro, 442, Centro, em Santo André. Obs.: As vagas são limitadas.

Sobre o palestrante

Costa é formado em Administração de Empresas, com ênfase em Análise de Sistemas, com MBA em Tecnologia da Informação Aplicada à Nova Economia; é consultor certificado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para formatação de microfranquias; especialista nas áreas de franchising e varejo e professor nos cursos de pós nas áreas de Marketing Empresarial e Planejamento Estratégico. Desenvolveu o Projeto Franqueador para o Sebrae-SP e, atualmente, é consultor para formatações de franquias, com vários projetos de sucesso.