quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Índice de Confiança do Comércio avança 6,4 pontos

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas avançou 6,4 pontos em janeiro de 2016, atingindo 67,2 pontos, o maior nível desde agosto passado (67,3). Com o resultado, o indicador em médias móveis trimestrais avançou 1,2 ponto, a primeira alta em 27 meses.

“A alta de janeiro pode representar apenas uma calibragem depois de um período de queda forte da confiança no segundo semestre do ano passado, levando o índice ao mínimo histórico em dezembro passado. Mas não deixa de representar uma boa notícia, que parece estar associada a uma virada de ano menos negativa que o previsto e à expectativa de que velocidade de queda do consumo se reduza nos próximos meses”, afirma Aloisio Campelo Jr., Superintendente Adjunto para Ciclos Econômicos da FGV/IBRE.

Índice de Confiança quebrou sequência negativa e cresceu em janeiro | Foto: reprodução
A evolução favorável do ICOM em janeiro foi espalhada, alcançado 12 dos 13 segmentos. O Índice de Situação Atual (ISA-COM), que retrata a percepção dos empresários em relação ao momento atual, subiu 9,9 pontos em relação ao mês anterior, após recuar 2,5 pontos em dezembro e 31,0 pontos ao longo de 2015. Entre os componentes do ISA-COM a alta mais acentuada ocorreu no quesito que mede o grau de satisfação com o volume atual da demanda, que avançou 11,1 pontos em relação ao mês anterior, alcançando 64,3 pontos.

Já o Índice de Expectativas (IE-COM) subiu 2,7 pontos em janeiro, chegando a 71,4 pontos, depois de atingir o menor valor da série em dezembro de 2015 (68,7 pontos). O quesito que mais contribuiu para a alta do IE-COM foi o que capta o grau de otimismo com a situação dos negócios para os próximos seis meses, que cresceu 5,4 pontos, atingindo 75,2 pontos. A edição de janeiro de 2016 coletou informações de 1.216 empresas entre os dias 04 e 25 deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário