sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Membros do APL Plástico do ABC elaboram planejamento estratégico para 2016

Empresários da região e profissionais da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande, da Prefeitura de São Bernardo do Campo e do Sebrae realizaram na tarde desta quinta-feira, dia 21, reunião de trabalho para elaboração de planejamento estratégico do APL Plástico da região de 2016. Durante a atividade, que aconteceu no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, os participantes debateram prioridades das indústrias do setor nas sete cidades, além de estabelecer os objetivos e metas para as ações previstas para este ano.

Entre os assuntos listados como prioritários estão atividades relacionadas ao marketing do APL Plástico, para ampliar o alcance das ações do grupo; realização de cursos e consultorias para melhoria de gestão; participação em feiras e eventos do setor; realização de missões ao exterior para troca de experiências; ampliação de mercados; entre outros.

Presente no início do evento, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Giovanni Rocco, falou sobre a importância do planejamento e da integração dos setores público e privado para a retomada do crescimento econômico regional.

Rocco, secretário executivo da Agência, esteve presente | Foto: divulgação
“O Grande ABC tem voz, know how e o respeito de agentes externos. Precisamos constantemente pensar como transformar esse conhecimento em oportunidades de negócios aos empresários, aproveitando, inclusive, este momento de transformações. Nós gestores trabalhamos para garantir ao setor privado formas de promover o crescimento”, afirmou Rocco.

Todas as informações debatidas e ações traçadas na tarde de hoje como prioridades para este ano serão reunidas pela equipe que auxiliou na elaboração do planejamento – profissionais da Rede de Moderadores da Prefeitura de São Bernardo do Campo – e apresentadas ao grupo nas próximas semanas. 

O APL Plástico, que tem apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, reúne periodicamente as empresas participantes para discutir assuntos estratégicos para a indústria de plástico e toda sua cadeia produtiva, como a importância da inovação em processos e produtos para garantir competitividade e a busca de novas oportunidades de negócios. 

O grupo iniciou suas atividades em 2004, com a realização de seminário sobre o projeto do Arranjo Produtivo Local e assinatura de termo de adesão para empresas interessadas em fazer parte desta articulação empresarial. Em 2005, os membros do grupo participaram das primeiras consultorias. Em 2007, o APL Plástico do Grande ABC foi oficialmente lançado. Naquele ano, e nos mês seguintes, o grupo participou de feiras, seminários, palestras, treinamentos, entre outras atividades. 

Mais recentemente, os empresários do APL Plástico da região participaram de projeto para a obtenção de certificação ISO 9001, com apoio financeiro do Sebrae, e promoveram palestra, com apoio do SENAI, sobre eficiência energética. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário