quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

TOTVS democratiza acesso à inteligência artificial

Os primeiros passos da inteligência artificial rementem à Alan Turing, matemático britânico, que desenvolveu em 1940 uma máquina capaz de decifrar o “Enigma”, código utilizado pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial, dando assim aos aliados uma vantagem que permitiu derrotar mais depressa a Alemanha. Hoje, a inteligência artificial (IA) é capaz de, com base na análise de inúmeros dados, tomar decisões de forma automatizada seguindo a lógica humana.

No entanto, até pouco tempo a IA aplicada aos negócios era cara e estava restrita às grandes empresas – pioneiras na adoção de novas tecnologias. Exatamente como aconteceu com todas as inovações tecnológicas, que só depois de algum tempo se tornaram acessíveis financeiramente às empresas de menor porte.

Porém, a TOTVS quer mudar essa lógica dos negócios e está levando sua plataforma de dados e inteligência artificial, a Carol, ao mesmo tempo, para todos os portes e segmentos de empresa - sejam elas grandes ou micro.

O objetivo é que sua tecnologia de IA seja de fácil adoção e uso às empresas tanto quanto as soluções de IA da Apple e do Google são para as pessoas. As recomendações personalizadas dessas tecnologias fazem com que tenhamos expectativas mais altas sobre as máquinas inteligentes e dispositivos que usamos.

Essa mesma facilidade de uso e inteligência é esperada pelos usuários dos sistemas de gestão ou de qualquer outro software corporativo. Para atender a essa demanda dos usuários e possibilitar o acesso de forma rápida e acessível financeiramente, a plataforma da TOTVS lançada em junho, está sendo embarcada nos sistemas da companhia.

Desta forma, o proprietário de um food truck poderá ter acesso aos insights trazidos pela Carol sem precisar investir uma alta quantia na tecnologia. Basta adotar o Bemacash, solução única de ponto de venda voltada aos micro e pequenos varejos da TOTVS, para obtê-los. Assim, sempre que o empreendedor registrar um novo produto no Bemacash, receberá uma notificação, dentro do próprio software, com sugestão de preço. Para checar à essa recomendação, a Carol avalia o mercado-alvo, concorrência, custos, sazonalidade, entre outros fatores para tomar a decisão e facilitar o processo de precificação do microempreendedor.

Esse é apenas um dos processos que a plataforma de IA da TOTVS simplificará no dia a dia das empresas. E, quanto mais organizações usarem a tecnologia, mais inteligente e assertiva ela será em suas sugestões e tomadas de decisões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário