quarta-feira, 25 de novembro de 2015

São Paulo terá fundo inédito para investimento em infraestrutura

Fundo InfraPaulista, iniciativa da Desenvolve SP e da gestora de recursos Brasil Plural, pretende atrair investidores para realização de projetos nos municípios paulistas 

O Governo do Estado, por meio da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, e a gestora de fundos Brasil Plural, lançaram ontem, 24 de novembro, em evento no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o fundo InfraPaulista, um fundo de investimento para realização de projetos de infraestrutura em municípios paulistas. A iniciativa, inédita no País, pretende atrair investidores para aplicar recursos em projetos como portos, aeroportos, geração de energia limpa, iluminação pública e transporte sobre trilhos, entre outros. O InfraPaulista poderá ter patrimônio de até R$ 1 bilhão e receberá projetos a partir de janeiro de 2016.

“Infraestrutura gera muitos empregos na construção civil, reduz o custo Brasil e melhora a competitividade e a eficiência. A Desenvolve SP e o Brasil Plural se associaram e vão buscar dinheiro não para o consumo, mas para investimento em infraestrutura nos municípios, naquilo que nós precisamos”, disse o governador Geraldo Alckmin durante o evento.

Governador Alckmin oficializou a criação do InfraPaulista | Foto: reprodução

Os projetos que serão apresentados ao InfraPaulista deverão ser elaborados e realizados pela iniciativa privada e precisarão demonstrar sustentabilidade financeira e elevado interesse público, resultando na melhoria da infraestrutura dos municípios paulistas. O retorno do investimento do fundo nos projetos se dará por meio dos modelos de parcerias público-privadas (PPP’s), concessões ou operações exclusivamente privadas.

Segundo Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP, a estruturação do fundo InfraPaulista pode significar um marco no desenvolvimento da infraestrutura paulista e servir de exemplo para outros estados. “O governo de São Paulo sai na frente ao utilizar fundos de investimento como instrumentos de desenvolvimento. É uma solução moderna para aumentar a competitividade, incentivar o crescimento e melhorar a qualidade de vida da população”, diz Santos.

O InfraPaulista será criado pela gestora de fundos da holding Brasil Plural. Nessa parceria, a Desenvolve SP será o advisor, atuando na apresentação dos projetos de infraestrutura ao fundo, que avaliará a viabilidade e decidirá pelo investimento. Poderão participar como quotistas investidores privados, fundos de pensão dos municípios (RPPS), fundos de previdência, organismos multilaterais, entre outros. A operação de constituição do fundo e o seu funcionamento são regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A escolha do Brasil Plural como gestor do novo fundo ocorreu por meio de edital público lançado pela Desenvolve SP em junho. O gestor é o responsável por analisar a viabilidade técnica e financeira dos projetos, cujo aporte será decidido pelo comitê de investimento do fundo. “Investimentos em infraestrutura possuem retornos seguros para investidores institucionais e contribuem para proporcionar crescimento e desenvolvimento para os municípios paulistas. A criação do Fundo InfraPaulista coloca São Paulo na vanguarda da parceria entre o setor publico e privado”, afirma Rodolfo Riechert, CEO do Brasil Plural.

Em dezembro, a Desenvolve SP e o gestor percorrerão todas as regiões administrativas do Estado, onde farão uma apresentação do InfraPaulista. A agenda das reuniões e detalhes do funcionamento do fundo estarão disponíveis no site da Desenvolve SP e do Brasil Plural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário