quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Abertura do ABC Fashion destaca a importância da inovação no setor produtivo

Da Redação

Ontem (23), foi dada a largada para o ABC Fashion 2016, que promoverá série de atividades para valorizar a indústria têxtil e de confecções na região. Na abertura do evento, que contou com palestra sobre “Tendências para o Mercado da Moda e Confecção” e apresentação sobre o Arranjo Produtivo Local Têxtil e de Confecções do ABC, a importância de inovar para superar desafios comuns do setor foi destacada. 

O empresário e coordenador do APL Têxtil da região, Antonio Valter Trombeta, falou aos participantes da atividade – estudantes, profissionais e empresários da área – sobre ações do Arranjo Produtivo e projetos para o futuro. “Nosso objetivo é fortalecer o grupo e mostrar às pessoas esse trabalho, para que se juntem a nós”, explica. 

As principais pautas deste APL, que reúne atualmente 42 empresas, empregando diretamente cerca de 800 profissionais, são: qualificação de mão de obra; tecnologia e inovação; linhas de financiamento e crédito; novos mercados; networking e relacionamento; e pesquisa.

A palestra "Tendências para o Mercado da Moda e Confecção" abriu o evento | Foto: João Victor Rocha/AGABC
As tendências do mercado de moda e confecções foram tema de palestra ministrada pela designer do SENAI Francisco Matarazzo, Débora Cristina Catelani Sendão. A profissional, que presta consultoria para empresas do setor, colocou a inovação como item decisivo para que uma confecção se estabeleça e se destaque no mercado. “Ainda mais em um momento de dificuldade. Só fica (no mercado) quem tem uma mensagem para passar para o consumidor, que precisa ser fidelizado”, explica.

Debora listou cuidados que devem ser observados, como pensar a gestão de design, que envolve questões que vão desde o planejamento do negócio até a produção de uma peça. De acordo com a profissional, o SENAI disponibiliza, entre outros, serviço para auxiliar as empresas a escolher materiais e cores de acordo com o público alvo, a fim de transformar em tendência um produto ou até mesmo uma coleção. “Nosso objetivo é possibilitar um resultado assertivo, achando o DNA da marca. O ABC Fashion 2016 é um incentivo para fazer as pessoas pensarem isso, trabalhando de forma integrada”, disse. 

Presente na cerimônia de abertura do evento, a prefeita em exercício de Diadema, Silvana Guarnieri, ressaltou a relevância da regionalização do ABC Fashion, iniciativa do APL Têxtil que teve primeira edição em 2015, em São Bernardo do Campo. “Creio que esta será uma ação consistente que fará a diferença ao longo dos anos nesse segmento criativo”.

“Este evento, além de agregar empresas, universidades e poder público, tem como propósito o desenvolvimento de um segmento que mobiliza, de forma integrada, diferentes iniciativas econômicas e culturais, gerando trabalho e renda direta e indiretamente a todos os envolvidos nesta cadeia produtiva e criativa de valores”, afirma a coordenadora de Contratos e Convênios da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Ana Paula Marinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário