Da Redação
Lançada de forma tímida há 20 meses pela Coop (Cooperativa de Consumo), a estratégia Se liga na vermelhinha – de conceder preços diferenciados aos cooperados – proporcionou à rede elevação da sua base ativa, além de maior fidelização.
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Em janeiro de 2015 a média mensal de associação era de 900 e em junho de 2016, a média pulou para 4.300, o que resultou em 44.771 novas associações no período, sendo que mais de 60% desse volume indicou o preço exclusivo como fator decisivo para integrar o quadro de cooperados.
De acordo com a analista de inteligência de mercado, Cláudia Costa, em 18 meses de operação, 408 mil cooperados já levaram para casa um ou mais itens de preço exclusivo e 47% desse volume se tornaram fiéis à estratégia e apresentando valor de tíquete médio superior àqueles que não compram produtos da promoção.
Outro benefício que a Coop obteve com a estratégia foi a possibilidade de monitorar de perto o perfil de consumo de cada um e, assim, criar campanhas direcionadas e personalizadas. Isso porque, na hora de passar pelo checkout é necessário identificar-se com o número do CPF ou de cooperado para ter direito à promoção de preço exclusivo.
“A estratégia Se liga na vermelhinha está sendo bastante positiva, pois além de fortalecer a imagem da Coop, conseguimos atrair novos cooperados e com o aumento das vendas identificadas, aperfeiçoamos também nossas campanhas de relacionamento”, acrescenta Cláudia.
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Diante do sucesso da iniciativa, a Cooperativa parte agora para nova fase, que é avaliar a operação para aumentar a quantidade de itens, que hoje está estampada em 40% do total de produtos divulgados em todos os tabloides da Coop.
São itens de todas as categorias, inclusive de eletro, têxtil e drogaria. Esta última, porém, restrita a produtos de higiene e dermocosméticos. “Mesmo assim, os cooperados não saem perdendo, pois muitos laboratórios farmacêuticos oferecem programas com descontos especiais em suas linhas de medicamentos de alto custo”, comenta.
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