Por Vivian Silva
Imagine vivenciar a cena de um filme, com cenário temático e pistas para escapar de uma determinada situação. Esta é a proposta do Escape 60, que abriu as portas ao público em fevereiro de 2016. O entretenimento, de origem japonesa, chegou ao Brasil recentemente e, a cada dia, ganha novos fãs com faixas etárias e perfis diferentes.
![]() |
Escape 60 acumula novos fãs | Foto: Divulgação |
O novo modelo de entretenimento tem atraído a atenção, inclusive, de empresas que enxergam no jogo uma ferramenta profissional, conforme conta a proprietária Joanna Cougo. “Para a empresa também é muito bacana, porque a gente consegue fazer a integração de equipe e monitorar perfis de pessoas. Tem uma sala que a gente chama O Falsário, lá tem projetor e comporta uma quantidade maior de participantes, então, é possível fazer uma devolutiva, um briefing”, explica.
Além deste local, o Escape 60 possui mais três salas temáticas: Operação Resgate, Corredor da Morte e Salvem Nossas Almas (S.O.S.). Cada ambiente comporta de quatro a 16 participantes, que possuem 1 hora para conseguirem desvendar uma série de pistas e escapar da sala.
Nestes 60 minutos, o raciocínio lógico e a sinergia entre os participantes são essenciais para vencer o game, pois não é possível consultar nenhum tipo de dispositivo eletrônico. Além disso, os participantes são monitorados online, “como se fosse um Big Brother da vida real”, comenta Joanna.
![]() |
Proprietária do local, Joanna Cougo ressalta que o jogo pode funcionar como ferramenta profissional | Foto: Hugo Silva |
As salas contam ainda com escutas e monitores que, às vezes, podem dar alguma orientação, para ajudar a desvendar alguma pista, caso contrário o percentual dos participantes que conseguem sair do local fica em torno de 1%. “Existe a possibilidade dos monitores auxiliarem durante o jogo, com algumas dicas meio subliminares, então, com dicas por volta de 15% dos participantes conseguem sair da sala, sem dicas a gente fala em 0,5 a 1%”, afirma.
Há ainda um botão de pânico, caso algum membro queira desistir do jogo. Também é possível inovar e celebrar no Escape 60 o aniversário, com direito a parabéns na sala e kit festa (bolo, salgados, etc.).
Planos
O recém-inaugurado Escape 60 teve investimento de R$ 600 mil. O local possui ainda capacidade para receber novas salas temáticas. “A gente tem potencial nesta unidade para crescer para mais duas salas, ou até mesmo três, no entanto, agora a gente quer focar, realmente, na divulgação, para trazer, cada vez mais, cliente da região do Grande ABC não só de Santo André”, antecipa a proprietária.
Além disso, Joanna revela a vontade de fazer parcerias com Organizações Não Governamentais (ONGs). “Imagina uma criança carente, ou uma criança doente, a gente poder ceder este espaço e fazer um trabalho social, é um dos nossos grandes objetivos”, revela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário