Da Redação
Com o objetivo de promover o encontro entre pequenos e médios empreendedores e potenciais investidores, o ex-aluno de Informática para Negócios da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Bernardo do Campo, Verinaldo Dantas, criou a plataforma Juntar Juntos, um portal de arrecadação para projetos com orçamento de até R$ 100 mil. O foco é ajudar estudantes dos ensinos técnico e tecnológico, universitários e recém-formados a conseguir o financiamento necessário para concretizar seus projetos. Além da chance de obter recursos, a página disponibiliza também mais uma oportunidade para os futuros empreendedores: o espaço Tarefa de Geek, página no qual profissionais podem oferecer seus serviços na área de Informática e empresas podem anunciar suas demandas.
“A plataforma oferece aos usuários um ambiente completo tanto para empreendedores e startups lançarem seus produtos ou serviços quanto para consumidores que querem apoiar novas ideias e projetos no ambiente acadêmico”, explica Dantas. “É a primeira plataforma de arrecadação coletiva a oferecer aos estudantes um local para postar seus projetos com o objetivo de transformá-los em produtos ou serviços reais”.
Tudo começou a partir da experiência de Dantas, que está em busca de auxílio para lançar seu próprio produto: uma mochila capaz de carregar a bateria do celular por meio de energia solar. “Percebi a dificuldade de obter recursos. Por isso, pensei em um crowdfunding voltado para o meio acadêmico”, conta.
Juntar Juntos e Tarefa de Geek já estão no ar. Inclusive com ofertas de serviços profissionais no marketplace, como webdesigner e criação de logomarcas. Alguns profissionais já possuem até avaliação dos usuários. O lançamento oficial da plataforma será realizado no dia 13 de setembro, durante a semana de tecnologia da Fatec São Bernardo do Campo (Avenida Pereira Barreto, 400, Vila Baeta Neves).
Veia empreendedora
Para Dantas, que acabou de se formar pela Fatec e também fez intercâmbio nos Estados Unidos, na Northern Virginia Community College, em 2013, o empreendedorismo começou cedo. Aos 16 anos, ele abriu seu primeiro negócio: uma bicicletaria. Hoje, trabalha como analista de sistemas e desenvolve suas próprias ideias de trabalho e produtos nas horas vagas.
“Quem me deu a visão de como empreender no País foi o curso da Fatec. Me explicaram o que era lenda e o que é realidade, detalhando como executar um projeto, traçar metas e compor uma equipe”, afirma Dantas. “Além disso, ir para os Estados Unidos abriu meus horizontes. Lá o empreendedorismo é muito forte”. Dantas já tem planos para a plataforma Juntar Juntos no futuro: “Ao longo de um ou dois anos, pretendo expandir o projeto para outras universidades da América Latina”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário