segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Bolsa de Valores: cinco mitos que todo investidor iniciante acredita

Da Redação

Hoje, cada vez mais as pessoas estão procurando novas alternativas para investir. Porém, existem diversas opções de investimentos disponíveis no mercado atualmente, gerando dúvidas entre os próprios investidores. Quando se trata de ações é possível encontrar muitas informações diferentes. Há inclusive muitas promessas de enriquecimento fácil apenas investindo na bolsa. Porém, por mais atrativo que esse tipo de investimento possa parecer, é preciso encarar o fato de que existem prós e contras. André Bona, Educador Financeiro do Blog de Valor, afirma: “É meu trabalho desmistificar as lendas que circundam o investimento na bolsa de valores. E fundamental, pois os investidores precisam sentirem-se seguros antes mesmo de investirem e entenderem que elas acumularão riquezas com o seu trabalho e não com ações”, diz.

O educador financeiro, André Bona, listou os cinco mitos sobre o investimento na Bolsa de Valores. 

1. Investir em ações traz retorno rápido
Muitos investidores podem achar que o retorno será imediato quando investem na bolsa, e não só acreditam nessa rapidez como também acham que será um valor alto. No entanto, quando passam as primeiras semanas e percebem que não é bem isso que acontece e, em alguns casos, podem até perder um pouco do dinheiro, a desilusão aparece e o interessado entra em desespero. É necessário ter em mente que o mercado de ações é sim lucrativo, porém, é preciso ter paciência, estar preparado para as oscilações que sempre ocorrem no mercado e saber a hora certa de vender e comprar as ações.

2. Com ações o dinheiro vem sem esforço
Um mito bastante difundido quando se fala em ações. Por ser possível operá-las sem precisar sair de casa, inclusive de forma programada, muitas pessoas acham que não há esforço para começar a ter lucros. Mas isso é mentira. Mesmo que ações sejam bem práticas de se manusear, é preciso um certo conhecimento e dedicação para dominá-las e não ser pego de surpresa pelas quedas repentinas.

3. É preciso de muito dinheiro para investir na bolsa
É comum que muitos achem que a bolsa de valores é um investimento para pessoas ricas. Contudo, isso não é verdade. Afinal, é possível usar quantias bem pequenas comprando apenas uma ação. Porém, não é muito aconselhável investir pouco, principalmente por causa das taxas que costumam ser cobradas por bancos e corretoras. Uma opção é também investir em ações por meio de fundos de investimentos. Nesses espaços, as taxas são divididas entre todos os participantes. 

4. Só dá para aplicar na bolsa se for um especialista
Isso não é verdade, a bolsa de valores pode parecer complicada, porém não é nenhum bicho de sete cabeças. Não é necessário ser um especialista em economia ou finanças para começar a operar ações e fazer dinheiro na bolsa. O que é importante é que o investidor esteja bem informado sobre as ações pretendidas e procure se manter alerta ao histórico da companhia à qual elas pertencem.

5. Você tem mais chances de acertar do que um especialista
Investir em ações não necessariamente significa comprar ações. Mais seguro e com maiores chances de rentabilidade, um bom fundo de ações com um gestor renomado, ou um fundo que tem cotas de diversos outros fundos, sem dúvida alguma aumentam as chances de sucesso. O pequeno investidor precisa deixar o seu ego de lado e entender que dificilmente ele acertará mais do que um especialista com décadas de experiência e sua equipe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário