terça-feira, 15 de agosto de 2017

Chegou nossa vez de descobrir Portugal

Por Benício José Filho, professor de Empreendedorismo na Universidade Mauá e presidente do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (ITESCS). Benício atua para promover a atividade tecnológica e o empreendedorismo no ABC. 

Provavelmente o título deste artigo tenha despertado em você certa curiosidade em entender afinal o que estou querendo dizer. Vou começar pelo início. Há dois anos, em um evento no Peru, conheci um empresário português com investimentos no Brasil. Seu nome Bartolomeu Cabral, nada poderia ser mais engraçado. Afinal segundo os relatos históricos foi Pedro Alvarez Cabral que descobriu o Brasil. Retirando as coincidências do nome, iniciamos uma série de reuniões culminando com a vinda de um representante da sua empresa ao Brasil. Das inúmeras reuniões que fizemos, pude compreender o grau de inovação que Portugal atingiu falando especificamente de startups. Como nada na vida é por acaso, destas reuniões, lançamos o desafio de criar um evento para analisar startups brasileiras com condições de serem internacionalizadas e começamos a colocar em pratica nossos planos. 

Foto: Divulgação
No último dia 26 de junho na universidade Mauá, nosso evento se concretizou! 20 startups brasileiras de cinco estados do nosso País participaram apresentando seus projetos a 10 investidores selecionadas. Mais de 100 startups participaram do processo de avaliação tendo sido uma das mais impressionantes seleções que já participei. A grande vencedora do evento Goepik de Curitiba, mostrou para todos os jurados como um novo modelo de abordagem aos processos industriais pode fazer a diferença em um momento em que a indústria repensa sua forma de crescimento e inovação. 

Bem, até aqui você deve estar se perguntado afinal o que eu quis dizer sobre nós brasileiros descobrirmos Portugal. Quero chamar a atenção de você leitor para o incrível momento que vive Portugal. Eles aproveitaram a crise de 2008 para focar todos os seus esforços no empreendedorismo. Mais de 30 mil startups existem hoje em Portugal com uma população de 12 milhões de habitantes. No Brasil temos hoje cerca de 10 mil startups com uma população de 230 milhões. Em Portugal, uma startup nasce para atender o mundo enquanto nos por aqui, sempre pensamos no nosso mercado local. Muitas startups que conheci atuando em Portugal podem facilmente ser trazidas para o Brasil e conseguirmos com isso incríveis oportunidades de ter realmente empresas inovadoras e lucrativas. Não estou dizendo que devemos parar com nossos projetos, porém podemos aprender e “descobrir” como Portugal esta solucionando seus problemas locais e dessa forma, revolucionar nosso País.

No mundo das startups uma das maiores lições que aprendi é que muitas soluções podem ser compartilhadas e não necessariamente inventadas ou reinventadas. Não é necessário percorrer o caminho que outros já fizeram. Desta forma, descobrir Portugal pode ser para o Brasil uma enorme oportunidade de alavancar nossas startups e adicionar um bom grau de inovação a elas.
Para saber mais sobre como internacionalizar seu negócio, fale com o ITESCS (www.itescs.com.br). Se você não ficou sabendo sobre nosso evento com os portugueses na universidade Mauá, acesse: http://www.atlantichub.com/startupawardbrasil/.



Nenhum comentário:

Postar um comentário