segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Varejo paulista tem saldo positivo de vendas

Da Redação

Em junho, pela primeira vez em mais de 30 meses, o varejo do estado de São Paulo registrou saldo positivo, com leve aumento de 0,8% no volume de vendas na comparação com junho de 2016. O cálculo é da pesquisa ACVarejo, que começou a ser elaborada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Desde essa época, em todos os meses, o comércio paulista caiu na comparação anual, ou seja, frente ao mesmo período do ano anterior. No primeiro semestre de 2017, houve ligeiro crescimento de 0,3% em relação aos primeiros seis meses de 2016. 

Dados são da Associação Comercial | Foto: Arquivo

O presidente da ACSP e Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, comenta o resultado: “As quedas vinham diminuindo mês a mês e o varejo paulista chegou à estabilidade, confirmando a recuperação do setor. A direção está apontada para crescimentos mais vigorosos no último quadrimestre do ano, com a continuidade da queda dos juros, a diminuição do desemprego e a recomposição do poder aquisitivo das famílias”, diz.

Ele aponta quatro principais fatores para o comércio ter saído do vermelho: recomposição da renda, em decorrência da redução da inflação; queda dos juros, proporcionando prazos de financiamento mais extensos; aplicação do FGTS inativo no comércio; e menor base de comparação de 2016.

Os dados são do varejo ampliado, que inclui concessionárias de veículos e lojas de material de construção, além das seguintes atividades: autopeças e acessórios; farmácias e perfumarias; lojas de departamentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos; lojas de móveis e decorações; lojas de vestuários, tecidos e calçados; outros tipos de comércio varejista; supermercados.  

Atividades 

Na comparação com junho do ano passado, quatro das nove atividades analisadas apresentaram crescimento. O maior ficou com o setor de lojas de departamentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos (21,9%), seguido por móveis e decorações (10,2%), concessionárias de veículos (7,7%) e autopeças e acessórios (6,7%). 

Por outro lado, registraram taxas negativas lojas de vestuário, tecidos e calçados (-6,9%), outros tipos de comércio varejista (-6,5%), lojas de material de construção (-3,1%), supermercados (-0,7%) e farmácias e perfumarias (-0,4%).

Regiões

Em junho, em 10 das 16 regiões avaliadas pela pesquisa ACVarejo o comércio teve saldo positivo sobre o mesmo mês de 2016, com destaque para Jundiaí (8,3%), Campinas (5,7%) e Araçatuba (4,6%). Já no primeiro semestre, as maiores altas foram em Jundiaí (6,9%), Sorocaba/ Vale do Paranapanema (4,3%) e Ribeirão Preto/Baixa Mogiana/Franca (3,7%).

A pesquisa ACVarejo é elaborada pelo Instituto de Economia da ACSP com base em informações oficiais da Secretaria de Fazenda do Estado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário