segunda-feira, 4 de abril de 2016

Um dos livros preferidos de Bill Gates, "Aventuras Empresariais" é lançado no Brasil

Recomendado a Bill Gates pelo bilionário Warren Buffet, “Aventuras empresariais” logo se tornou o livro preferido do fundador da Microsoft. Lançada originalmente na década de 60, a obra passou mais de 40 anos esgotada nos Estados Unidos e foi reeditada em 2014, quando Gates publicou um dos capítulos em seu blog. Reunindo cases atemporais sobre inovação, estratégia e dinâmica de mercados, o livro chegou ao Brasil em março pela Editora Best Business.

Livro do jornalista econômico John Brooks reúne 12 histórias emblemáticas dos negócios e da economia | Foto: divulgação
Os fracassos, muito mais do que os triunfos, aparecem em destaque nas histórias analisadas por Brooks. O autor conta como a Xerox, depois de uma ascensão rápida, ignorou  sua área de pesquisa, que desenvolveu a rede Ethernet e a primeira interface gráfica. Anos mais tarde, estes produtos dariam origem ao sistema Windows. A perda de 350 milhões de dólares pela Ford após o lançamento desastroso do carro Edsel também é abordada, assim como os problemas de comunicação que comprometeram os lucros da General Electric na década de 50.

 Além dos cases corporativos, o jornalista fala sobre questões econômicas, com olhar especial para os Estados Unidos. Brooks aborda, por exemplo, o crash de Wall Street em 1962  e a origem do imposto de renda em vários países.

Em seu blog, Gates afirma que “Aventuras empresarias” é muito mais do que uma aula sobre pontos fortes e fracos de líderes em circunstâncias desafiadoras, mas também sobre questões essenciais para entender os negócios. É assim que ele justifica a atemporalidade do livro: “É bem verdade que muitos negócios mudaram, mas os fundamentos não”.

John Brooks (1920-1993) é um escritor premiado, conhecido por suas contribuições para a revista The New Yorker como jornalista financeiro. Publicou alguns livros sobre negócios e finanças, bem recebidos pela crítica especializada em Wall Street e no mundo corporativo. Além de Aventuras Empresariais, é autor de Once in Golconda e de The Go-Go Years, que perduram como clássicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário