segunda-feira, 19 de junho de 2017

Empresários se ajudam e geram negócios

Por Vitor Lima

Em 1985, o americano Ivan Misner, PhD em comportamento organizacional, criou uma metodologia cujo objetivo era potencializar negócios, por meio da prática de networking. Tratava-se do Business Networking International (BNI). A metodologia ganhou visibilidade internacional, se espalhou pelo mundo e, geralmente, tem boa receptividade dos empresários. 

Dentro do BNI são formados grupos com empresários não concorrentes. O objetivo é que cada empreendedor indique o outro membro quando identificar uma oportunidade. A chave do método é o Givers Gain, ou seja, ganhar contribuindo. No Brasil são 64 equipes adeptas à metodologia. 

Grupo se reúne todas as terças-feiras em São Bernardo do Campo | Foto: Renan Torres

No ABC, o BNI chegou em 2012 com a criação do grupo Dinâmico. Atualmente com 59 membros, os empresários atingiram uma marca significativa no ano passado: foram R$ 7,5 milhões em negócios gerados pelo relacionamento entre os membros do grupo durante o ano. 

O objetivo não é que os empresários façam negócios entre si (embora, eventualmente, isso ocorra), mas sim para que eles atuem para conseguir oportunidades para as empresas dos parceiros de grupo, ou seja, para que levem para fora do grupo a marca dos colegas. 

De acordo com o presidente do grupo, Vinicius Lucio, para atingir sucesso nesta tarefa é preciso ter muito comprometimento. “É necessário entender o serviço que os outros membros prestam para abrir oportunidades. Os membros se comprometem a visitar a empresa dos outros membros, para entender o negócio”, explica. 

Lucio, presidente do Dinâmico, garante que metodologia gera resultados | Foto: Renan Torres

O grupo reúne-se todas as terças-feiras na Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo (ACISBEC) para comentar o mercado, trocar referências e expor os resultados. “Para que o networking aconteça, existem treinamentos” lembra o presidente, para salientar que dentro da equipe existem mentores que atuam voluntariamente para auxiliar os empresários nos mais diversos assuntos. O líder também ressalta que não existe nenhum tipo de pagamento de comissão por negócio fechado (nem para o empresário que gerou a oportunidade, tampouco para o BNI). 

Lucio, que atua no ramo de Comunicação, garante que a metodologia traz bons resultados: “Fazer BNI dá trabalho, mas quando leva a filosofia a sério, traz retornos. Pelo menos 50% do meu faturamento é gerado pelo BNI”, assegura. 

Apenas em maio, o grupo movimentou R$ 1,2 milhão em negócios e a meta da equipe é chegar ao fim do ano com R$ 10 milhões faturados pelo time.  Na visão de Lucio, os resultados positivos do BNI Dinâmico incentivaram a criação de outros conjuntos voltados ao networking entre empreendedores. “Foi precursor de diversos outros grupos de networking no ABC, deu o pontapé inicial no estímulo ao networking na região”, avalia. 

A equipe se prepara para celebrar o bom momento do grupo na próxima quarta-feira (21), às 19h, em evento que será realizado no Buffet Napoleão (Rua Rio Branco, 58, Centro, São Bernardo do Campo). Na ocasião, Walter Kalternbach (co-autor do livro “A lei do triunfo para o século XXI” e diretor da fundação Napoleon Hill Brasil) ministrará a palestra “O segredo das mentes triunfadoras”. Além de comemorar os resultados obtidos, o evento servirá para homenagear os empresários responsáveis pela criação do grupo e, é claro, para realizar mais networking. 



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