quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Confiança do Comércio avança depois de quatro quedas consecutivas

Da Redação

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas (FGV) avançou 6,8 pontos em setembro e atingiu 89,2 pontos. Após quatro meses de quedas consecutivas, o indicador retorna ao nível de abril (89,1 pontos).

Aloisio Campelo Júnior, superintendente de Estatísticas Públicas da FGV, comenta o resultado: “A queda da confiança nos meses anteriores havia refletido o aumento da incerteza com a crise política de maio, e mais recentemente, a preocupação coma sustentação das vendas após o fim do período de liberação de recursos do FGTS. O bom resultado de setembro mostra que este momento já passou e o setor retoma a tendência de alta da confiança que vinha apresentando nos primeiros meses do ano”, avalia.

A alta do ICOM em setembro ocorreu de forma disseminada pelos 13 segmentos pesquisados. Houve melhora tanto das expectativas quanto das avaliações sobre a situação atual. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) subiu 6,5 pontos, para 83,9 pontos, maior desde janeiro de 2015 (87,4 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE-COM) avançou 7,0 pontos, para 95,1 pontos, retornando ao nível de abril de 2017 (95,8 pontos).

Resultado trimestral

Apesar da recuperação em setembro, a média do ICOM no terceiro trimestre terminou ficando 2,8 pontos abaixo à do trimestre anterior, interrompendo uma sequência de seis trimestres de alta. No trimestre, o IE-COM recuou 3,8 pontos depois de subir 4,8 pontos nos dois primeiros trimestres do ano. Já o ISA-COM perdeu 1,6 ponto, após acumular 13,0 pontos no primeiro semestre. Segundo Aloisio Campelo “o resultado de setembro sugere a retomada da tendência de alta virtuosa da confiança com melhora gradual da percepção sobre a situação presente e otimismo moderado em relação aos meses seguintes”. A edição de setembro de 2017 coletou informações de 1.166 empresas entre os dias 1° e 25 deste mês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário