sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Festival do Chocolate fomenta atividade turística em Ribeirão Pires

Da Redação

Após longo período de desânimo econômico, as famílias brasileiras se adaptaram à nova realidade e começaram a apertar os cintos para controlar gastos. Algumas despesas ficaram em segundo plano, mas nem por isso saíram da lista de atividades familiares. Entre elas estão custos destinados a lazer e entretenimento, que impactam, inclusive, nos destinos escolhidos para passeios e férias.

Nesse contexto, o público busca novas opções turísticas, locais de mais fácil acesso e com cardápio de atrações culturais e gastronômicas. Ribeirão Pires, única estância turística do ABC, que é também a mais próxima da região metropolitana do estado, mira este mercado consumidor e retomou diversas ações de estímulo ao segmento.

Evento, que contou com show variados e diversas opções gastronômicas, recebeu mais
de 100 mil pessoas | Foto: Divulgação

Em julho e agosto, por exemplo, a cidade realizou a 11ª edição do Festival do Chocolate, evento que ofereceu, ao longo de sete dias, gastronomia tradicional de inverno e programação de shows variada.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires, Marcelo Menato, ressalta os benefícios do evento ao munícipio. “Mais de 100 mil pessoas prestigiaram a festa, que além de ter a missão de atrair visitantes de fora da cidade, ainda gira a economia local, com a geração de empregos diretos e indiretos, a movimentação na região central, a venda de produtos durante o festival e até mesmo a divulgação do potencial e de outros atrativos aqui da cidade”, explica.

Para se ter ideia do potencial de estímulo à economia, Katia Regina da Silva Lessa, locatária de um dos 43 chalés da festa, faturou o equivalente a 30% de seu investimento inicial, que girou em torno de R$ 23 mil. A expositora, que apostou no prato de costela no bafo com mandioca cremosa, além de opções de churrasco, contou com o auxílio de outras quatro pessoas no chalé. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado”, afirma Katia, que é proprietária do restaurante Nostro Beco, na região central de Ribeirão Pires. “Com o movimento do festival, acabamos divulgando também o restaurante e pessoas que frequentaram o chalé acabam aparecendo por lá durante o ano”, disse.

Gestão do turismo local e resgate da autoestima da população

Neste ano, o Festival do Chocolate ganhou ainda mais relevância para Ribeirão Pires. A festa foi retomada no calendário da cidade (o evento não ocorreu em 2013 e em 2016) e integra o pacote de medidas que buscam recuperar as ações turísticas do município.
A banda de rock Titãs foi uma das atrações do festival | Foto: Divulgação 

Essas medidas são necessárias para que Ribeirão Pires atenda às exigências estabelecidas pela Lei Complementar Nº 1.261, de 2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico (MIT). Entre os pontos exigidos estão: ter Plano Diretor de Turismo aprovado e revisado a cada três anos; dispor de equipamentos e serviços turísticos, como meios de hospedagem, serviços de alimentação e de informação e receptivo turístico; dispor de infraestrutura de apoio turístico; manter Conselho Municipal de Turismo devidamente constituído e atuante; entre outros.

Para a formulação do Plano Diretor de Turismo, a Prefeitura firmou parceria com o Senac. A instituição de ensino inicia, no próximo dia 29, um curso de capacitação para os servidores municipais e membros da sociedade civil. O objetivo é que os funcionários obtenham conhecimentos técnicos para que, ao fim do curso – em março de 2018 –, eles estejam mais preparados para a elaboração do Plano Diretor. 

O prefeito da cidade, Adler Teixiera, o Kiko, destaca que o potencial turístico da estância deve ser explorado para o desenvolvimento econômico da cidade. “Além de termos ativado um segmento econômico com potencial para atender o mercado consumidor de milhares de pessoas que residem na Grande São Paulo, as ações de estímulo ao turismo também buscam, neste momento, a manutenção do título de Estância, que garante repasses de recursos importantes para viabilizar projetos para o setor. Aos poucos, com a recuperação das tradições da cidade, preservando nossa história e estimulando o crescimento das atividades locais, esperamos resgatar a autoestima da população”, conta.

A Prefeitura garantiu, em maio deste ano, a aprovação do Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias (COC) – órgão que gerencia as obras realizadas com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) – para a primeira fase do projeto do Boulevard Gastronômico da cidade – projeto aprovado também junto ao Conselho Municipal de Turismo de Ribeirão Pires.

Esta etapa prevê a captação de R$ 2,8 milhões de recursos estaduais, provenientes do DADETUR 2017, a serem destinados à elaboração do projeto executivo e à construção do Boulevard Gastronômico. As intervenções serão realizadas nas ruas Felipe Sabbag e Stella Bruna Nardelli. Por meio do projeto, será viabilizada a revitalização dos principais pontos gastronômicos da área, com modificações no calçamento e paisagismo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário