segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Emerge Day mobiliza jovens cientistas e inovadores

Da Redação


Com o objetivo de mobilizar, sensibilizar e dar visibilidade à emergente comunidade de jovens cientistas e inovadores – em especial os que estão desenvolvendo projetos e pesquisas de base tecnológica com potencial de mercado e impacto socioeconômico no Brasil – o Emerge Day contará com uma programação de palestras e debates focados nas inovações nas áreas de hard sciences: biotecnologia e saúde; eletrônica, física, química, agritech e engenharias. O encontro gratuito acontece no próximo sábado (16), a partir das 14 horas, na PlugCLXT (Rua Lisboa, 890, em São Paulo). As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, no site  https://www.sympla.com.br/emerge-day-sao-paulo-2017__177617.

Criado pela Iniciativa Emerge, organização de apoio à comunidade de jovens inovadores do Brasil, o EMERGE Day contará com uma palestra de Bento Koike, sócio-fundador da Zerah. Graduado em Engenharia Aeronáutica e pós-graduado em Estruturas Espaciais pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Koike fundou a Tecsis em 1995 – empresa líder global em fabricação independente de pás customizadas para turbinas eólicas. Case de sucesso na Universidade de Harvard, Bento Koike foi eleito empreendedor do ano em 2013 pela Endeavor Global.

Do painel “O que a inovação tecnológica tem a ver com impacto social?” participam a professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora do Núcleo de Tecnologias para a Educação do Laboratório de Sistemas Integráveis da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora-geral da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE); Marcelo Sousa, fundador da Bright Photomedicine; e Talita André, especialista em estudos de empreendedorismo pelo Boston College e consultora de Projetos na Fundação ARYMAX.

Segundo Guilherme Rosso, cofundador da Iniciativa Emerge e coordenador do EMERGE Day, há uma emergente comunidade de jovens inovadores no Brasil desenvolvendo pesquisas e tecnologias com alto potencial de impacto, que serão cruciais para enfrentar os desafios globais – acesso a água, diminuição da desigualdade social, destinação adequada do lixo, exploração espacial, explosão demográfica, geração de energia, inclusão digital, manutenção dos biomas e biodiversidade, mudanças climáticas, produção de alimentos e saúde de qualidade, entre outras.

“Esses são problemas que requerem soluções globais, viáveis e escaláveis. Neste sentido, o desenvolvimento de inovações de base tecnológica – produzidas por pesquisadores e empreendedores de impacto social – representa um fator relevante para enfrentarmos estes desafios via soluções que, além de agregarem conhecimento científico, podem ser replicadas por terem potencial para chegar em diferentes lugares”, afirma Rosso, acrescentando que deve ser parte da missão do país identificar, apoiar e conectar esses jovens inovadores, além de reduzir lacunas de apoio às pesquisas e tecnologias para que cheguem ao mercado e à sociedade.

Bacharel em Ciências e Tecnologia (UFRN) e mestre em Modelagem de Sistemas Complexos (USP), Guilherme Rosso também é um jovem cientista. Estudou física nos Estados Unidos pelo programa Ciência sem Fronteiras, cofundou a Rede CsF Alumni e coordenou o lançamento do Índice de Universidades Empreendedoras – lançado no Brasil. 
  
1º EMERGE Labs

A programação do EMERGE Day contará com o lançamento do 1º EMERGE Labs –um laboratório de inovação voltado à formação e aprimoramento de projetos desenvolvidos por jovens – entre 16 anos e 35 anos – nas áreas de biotecnologia e saúde, eletrônica, física, química, agritech e engenharias. A proposta é apoiar as ideias, pesquisas e projetos de base tecnológica mais promissores; aqueles que têm potencial de mercado e de impacto socioeconômico no Brasil. As inscrições estarão abertas até 14 de outubro e os participantes selecionados contarão com bolsas custeadas pela Fundação ARYMAX.

As iniciativas – EMERGE Day e EMERGE Labs – vão ao encontro do campo de expansão da inovação social no país. “Ambos estão nessa esfera de identificação, apoio e conexão de jovens inovadores; brasileiros que estão desenvolvendo pesquisas e tecnologias com alto potencial de impacto social. Apoiamos a iniciativa que busca dar suporte para que essas inovações cheguem ao mercado e melhorem a vida das pessoas”, afirma Talita André, da Fundação ARYMAX.





Nenhum comentário:

Postar um comentário