sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Alunos de Diadema tornam-se empreendedores

Da Redação

Na última quinta-feira (17), a aula para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de Diadema ocorreu na 1ª Feira do Empreendedorismo Mirim, realizada no Shopping Praça da Moça. O evento é resultado do trabalho desenvolvido em escolas que participam do Programa Cidade na Escola para incentivar e desenvolver habilidades de empreendedorismo ainda na infância. 

Feira do Empreendedorismo Mirim ocorreu na última quinta-feira (17) | Foto: Thiago Benedetti
Após concluírem o curso Jovens Empreendedores – Primeiros Passos, do Sebrae, em fevereiro deste ano, os articuladores do programa implantaram a metodologia nas escolas municipais. A articuladora do programa na EMEB Ministro Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, Maria Aparecida Catalano, explica que 15 escolas participaram do projeto. "Pensamos o que cada uma iria produzir para que não tivesse repetição de produtos. Todos os alunos participaram da escolha desses itens e da matéria prima, do preço colocado para venda, da indicação do aluno que viria expor na Feira”, detalha. 

O empreendedorismo estimula a autonomia e desperta o conhecimento matemático, o raciocínio lógico e a consciência ecológica, numa relação de interação com o outro e com o ambiente. “É muito gratificante. A atividade proporciona aos alunos o conhecimento de como funciona todo esse processo, de se organizarem financeiramente e também passar o que aprenderam para a família”, afirma Catalano.

Além do planejamento, a iniciativa desenvolveu outras capacidades, como na aluna da EMEB Deputado Freitas Nobre, Anny Michelle Gomes Diniz Alves, 9 anos. “Eu gostei de fazer os brinquedos, aprendi para trazer para a Feira”, conta. Na barraca, havia também ervas aromáticas e cofrinhos confeccionados com garrafas PET.

Evento faz parte do Programa Cidade na Escola | Foto: Thiago Benedetti
Já a produção da EMEB Anita Catarina Malfati incluiu saches perfumados. Sofia Matos Macedo, 7 anos, explica como foi o processo de confecção. “Nós pegamos as bolinhas e a professora colocou o corante e ficou nessa cor. Depois, nós embalamos”. Outros produtos comercializados foram sabonetes artesanais, mudas de orquídeas, artesanatos para Natal, cestas feitas com papel jornal, bijuteria, porta-chá, bonecas, bolo, brigadeiro e doces.

A utilização do valor arrecadado também faz parte do aprender a empreender. Após a feira, os jovens farão uma assembleia para verificar os gastos e qual o destino do lucro. Entretanto, Lucas Félix Machado, 6 anos, da EMEB Anita Catarina Malfati, já tem sua proposta. “Com o dinheiro, vamos ajudar a nossa escola”, afirma. Para o estudante, a Feira abriu novas possibilidades. “Empreender é realizar sonhos”, finaliza.

A Feira é uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação de Diadema, Fundo Social de Solidariedade, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Shopping Praça da Moça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário