quinta-feira, 23 de março de 2017

Encontro na Acisbec fomenta investimento na Espanha

Da redação

Programa de treinamento de seis meses em Madri ou Barcelona, mão de obra qualificada com baixos custos, logística e infraestrutura atraentes foram algumas das vantagens oferecidas por executivos espanhóis para empresas brasileiras investirem ou exportarem para o mercado espanhol. A apresentação foi realizada durante o seminário Espanha como destino e porta de entrada para a Europa, África e Ásia, realizado na última quarta-feira (22) na Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo (Acisbec).

O evento foi promovido pela AcisbeC, Prefeitura de São Bernardo do Campo, Sebrae regional e o escritório comercial da Embaixada da Espanha. O encontro teve a participação de cerca de 200 pessoas e contou com a presença de autoridades locais. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Bernardo, Hiroyuki Minami, representou o prefeito na cerimônia.

O presidente da Acisbec, Valter Moura, falou durante seu discurso de abertura sobre a importância do evento para as empresas brasileiras, mas também destacou para os representantes espanhóis o potencial econômico da região do ABC, especialmente São Bernardo do Campo, como importante polo de atração para companhias de países da Europa.

“É preciso deixar a crise de lado e trabalhar para estimular ainda mais as atividades econômicas. Com trabalho e criatividade vamos sair dela. Por isso, estamos fazendo este evento porque acreditamos na retomada e o mercado já dá sinais positivos com a queda da inflação e dos juros. Este evento vai abrir oportunidades de negócios e estamos aqui para ajudar aqueles que tiverem interesse”, diz.

Assim como o mercado europeu pode atrair empresas brasileiras, o inverso também pode acontecer, principalmente, em São Bernardo do Campo, pelo seu perfil econômico. “Cerca de 30% das empresas instaladas na região do ABC estão em São Bernardo, contabilizando 80 mil empresas, sendo 10 mil do setor industrial e 24 mil de comércio e serviços. Em todas as sete cidades são 250 mil empresas”, afirma Moura.


Negócios 

Durante o seminário, os executivos apresentaram as vantagens econômicas e geográficas características do mercado, apoios, subsídios e incentivos oferecidos pelo governo espanhol às empresas brasileiras e aos empreendedores que tenham interesse na internacionalização utilizando a Espanha como entrada para Europa e África.

De acordo com o diretor do Escritório de promoção de Negócios do Gobierno Vasco no Brasil, Alejandro Gomez, o país Basco é um ótimo local para as empresas que desejam se posicionar na Europa, especialmente nos segmentos metalúrgico, aeronáutico, energia e máquinas industriais, com ênfase no setor de automação. “80% da produção de peças e serviços para carros na Espanha é feita no País Basco, um ótimo local para empresas que desejam se posicionar na Europa”, diz Gomez. 

Já conselheira econômica e comercial da Embaixada da Espanha, Ana Fornells, apresentou o Rising Startup, um programa especial para startups estrangeiras que tenham interesse em passar seis meses em Madri ou Barcelona, com espaço de coworking e networking gratuitos. 

“Temos muitas informações para atrair empresas brasileiras relacionadas ao aspecto fiscal e tributário no mercado e seguro de crédito. A internacionalização é importante para sair da crise. Não podemos colocar todos os ovos numa cesta, apenas. Valer considerar que toda Europa teve 72 milhões de turistas em 2016 e 500 milhões de habitantes, que são potenciais consumidores e com uma boa renda per capta. Além de tudo, a Espanha é uma plataforma para negociar impostos com países da América Latina e África. São ótimos acordos que evitam que a empresa pague impostos duas vezes por uma mesma atividade”, ressalta Ana.

Empresários interessados podem entrar em contato diretamente com a Invest in Spain pelo número (11) 5105-4381.



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