terça-feira, 28 de março de 2017

Paulo Serra é eleito presidente da Agência de Desenvolvimento

Por Vitor Lima

Em eleição realizada nesta terça-feira (28), ficou definido que o prefeito de Santo André, Paulo Serra, será o novo presidente do Conselho Diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC (Agência GABC) a partir de abril. O reitor da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), Marcos Bassi, será seu vice durante o mandato de dois anos. Fundada em 1998, a principal função da instituição, que é formada por diversas entidades regionais, é propor soluções e debates para fomentar o desenvolvimento do ABC.
Serra assume em abril


Desde o início do ano, quando o novo presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Orlando Morando, cortou o repasse financeiro para a entidade, a Agência GABC passa por um momento de indefinição quanto ao seu futuro. Na época, o atual presidente da Agência, Joaquim Celso Freire, declarou ao Ponto Final que temia o fim do órgão devido à suspensão do repasse. “A não ser que encontremos alguma outra solução, que no momento eu não vejo, o fim do repasse inviabiliza o funcionamento da Agência”, disse.

Após a definição de Serra como novo presidente do órgão, Freire analisou a situação do órgão: “Entendo que o principal desafio é encontrar alternativas de novos integrantes. E também, evidentemente, articular o papel do Consórcio. Mas o principal desafio é encontrar novos atores (para viabilizar a atuação da Agência)”.

Na última quinta-feira (23), ainda sem a definição oficial de que seria eleito presidente da Agência GABC, o prefeito defendeu a instituição. “Eu ainda acredito na recuperação do Consórcio, da Agência de Desenvolvimento, como instrumentos independentes, mas importantes. Vou defender esse modelo do Consórcio e o resgate da sua efetividade, da mesma forma em que vou defender a Agência”, afirmou.

O principal projeto do órgão é a implantação do Parque Tecnológico de Santo André. A entidade é a gestora do Parque e, atualmente, trabalha junto com a Fundação Certi, que desenvolve estudos para o desenvolvimento do projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário