segunda-feira, 24 de outubro de 2016

2º Prêmio de Inovação condecora sistema que avisa pais que filho foi esquecido no carro

Da Redação

Como forma de reconhecer a participação de estudantes e empresas que se destacaram no fomento à inovação no município, a Prefeitura de Santo André condecorou 25 trabalhos durante o 2º Prêmio Santo André de Inovação. O evento, que ocorreu na última quinta-feira (19), integrou a 3ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os trabalhos premiados foram divididos em três categorias, sendo: sete na categoria Empresarial – Apoio à Inovação; outros 11 na categoria Empresarial – Micro e Pequenas Empresas; além de outras sete na categoria Acadêmica. 

Um dos premiados foi a “Cadeira infantil veicular inteligente”. Idealizada por alunos do curso de Engenharia Automotiva da FATEC Santo André, o projeto é voltado para a segurança infantil e tem por finalidade avisar os pais ou responsável - via SMS (mensagem de celular) - quando uma criança é esquecida dentro do veículo ou quando a temperatura no interior do mesmo aumenta, colocando a vida em risco. 

Evento reuniu cerca de 150 pessoas | Foto: Anderson Pedro/PSA

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Ronaldo Tadeu Ávila de Paula, destaca que o objetivo do prêmio é reconhecer quem se empenha na busca por inovação na cidade. “A inovação é um requisito essencial para que se desenvolva uma economia competitiva, próspera e sustentável, com mais e melhores empregos”, afirma. 

Ainda na quinta-feira (19), a Sabina recebeu uma exposição que trouxe aos visitantes os principais trabalhos e projetos desenvolvidos por alunos de diversas instituições universitárias de Santo André. Dentre os expositores estavam: a ETEC Júlio de Mesquita, a Escola Superior de Administração e Gestão, o SENAI A. Jacob Lafer, o Colégio e Faculdade Pentágono, o SENAC, a INNOVA – Incubadora de Empresas; a FATEC (Faculdade de Tecnologia de Santo André), o Centro Universitário Anhanguera, a Faculdade de Engenharia Celso Daniele e o Centro Universitário Fundação Santo André.

Um dos responsáveis pelo desenvolvimento da “Cadeira infantil veicular inteligente”, o estudante Renato Borges dos Santos, valoriza a oportunidade de poder apresentar ao público uma ideia inovadora. “Achei muito importante esta oportunidade dada pela Prefeitura de expormos o nosso trabalho. Mostra interesse com o que estamos fazendo e isso é muito gratificante”, disse ao revelar que agora, o próximo passo é tornar este projeto uma realidade para o mercado. “Caso a gente não consiga alguém que queira comprar a ideia ou se tornar um parceiro vamos ver a possibilidade de startup”.   

Grupo formado por alunos da ETEC Júlio de Mesquita apresentaram o projeto GENISYS | Foto: Anderson Pedro/PSA
Outro projeto exposto e produzido por alunos de eletrônica da ETEC Júlio de Mesquita, o GENISYS, foi desenvolvido como suporte para garantir o respeito às vagas reservadas aos motoristas com deficiência. Por meio de um cadastro este dispositivo possibilitaria averiguar se o motorista que fez uso de uma determinada vaga possui habilitação de deficiente e está autorizado a estacionar no local, conforme detalha o estudante João Victor Alves. 

“Constatamos grande falha no sistema de verificação e, por meio deste sistema seria possível penalizar aqueles que por ventura venham a desrespeita a vaga reservada para estas pessoas”, revela ao explicar o que motivou o grupo a desenvolver esta ideia. Segundo informações apuradas pelos estudantes cerca de 6,2% da população brasileira é de pessoas com deficiência e, 21% possuem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que consta deficiência física.



Nenhum comentário:

Postar um comentário