terça-feira, 18 de outubro de 2016

Sete características das franquias de sucesso

*Por Diego Simioni

Por que algumas marcas prosperam, e outras, não atingem o sucesso almejado? Se você está querendo abrir uma franquia, é importante que saiba identificar nela os traços que fazem uma rede ser bem sucedida. Pensando nisso, preparei esse material para ajudá-lo a conhecer os principais elementos responsáveis por construir uma franquia de sucesso. Fique atento a eles.

Imagem: Reprodução 
1 - Possuem um modelo de negócio testado: tais franquias testam seu modelo de negócio, preferencialmente em mais de uma unidade, para comprovar na prática os seus resultados. Ou seja, é importante que o franqueador tenha experiência como operador do negócio que está sendo replicado. Inclusive, acredito que seja uma boa prática, mesmo em grandes redes de franquias, operarem pelo menos uma unidade própria. Nessa unidade, poderão ser testados diferentes produtos e serviços, técnicas de atendimento e prospecção de clientes que, futuramente, poderão ser repassadas para a rede.

2 - Conhecem seu mercado de atuação: O franqueador e sua equipe devem conhecer não só seu modelo de negócios, mas também seu mercado de atuação. Toda  empresa deve estar atenta às tendências, novidades e assuntos que impactam o seu segmento. O franqueador deve também conhecer a sua concorrência e estar atento para manter sua marca no topo. Mais do que isso, franquias de sucesso são obcecadas em como melhorar e desenvolver continuamente o negócio de seus franqueados. 

3 - Tem processos bem definidos: Outro ponto essencial é a marca oferecer aos seus franqueados processos de gestão e de operação muito bem definidos. Normalmente, elas possuem manuais de franquia que são um guia para o franqueado realizar a gestão do dia a dia e tocar a operação. É importante que o franqueador mantenha esses processos atualizados com frequência e os disponibilize para seus franqueados. Além desses processos também é interessante que a franqueadora tenha seus próprios processos internos definidos. Franquias que possuem bons processos internos tem melhor chance de oferecer um suporte de qualidade.

4 - Escolhem muito bem seus franqueados: As melhores franquias tem grande preocupação na hora de aprovar a entrada de um novo franqueado em sua rede. Afinal, quando uma unidade não vai bem, em boa parte das vezes isso se deve à escolha de um perfil de franqueado inadequado para o negócio. Portanto, se a rede que você está avaliando estiver interessada em saber quem você é e aplicar testes para conhecer seu perfil comportamental isso é um bom sinal. Se ele está avaliando você, significa que fará o mesmo com os outros candidatos.

5 - Traçam metas para os franqueados: As franquias de sucesso estimulam os seus franqueados a manterem metas para todas as suas equipes. Elas sugerem formas de remuneração dos funcionários que estão atreladas a sua performance, tanto individual, quanto do grupo. E quem pensa que metas se resumem ao faturamento mensal, se engana. É possível ter outros tipos de metas, como, por exemplo, de ticket médio, retenção de clientes e muitas outras, que variam com cada negócio. Inclusive, algumas franquias estabelecem rankings entre os franqueados. 

6 - São transparentes e não prometem o que não podem cumprir: Em todas as etapas da negociação com o futuro franqueado, a regra é ser verdadeiro, não pensar em curto prazo e não vender a franquia a qualquer preço. A essência do franchising é o relacionamento de parceria e de longo prazo. Isso só é possível quando há empatia e transparência entre as partes. Qualquer negócio tem suas dificuldades, portanto, na hora em que o franqueador estiver falando sobre a franquia, é fundamental que ele não fale só coisas boas, mas, que também explique quais são os desafios do negócio para você saber se de fato quer encará-los! 

7 - Escutam seus franqueados: Franquias de sucesso ouvem o que seus franqueados têm a dizer. Inclusive, muitas vezes, franqueados experientes podem conhecer determinada região e hábitos de seus clientes melhor do que a própria empresa franqueadora. Franquias mais maduras, que prezam pela participação do franqueados nas decisões, possuem comitês de franqueados, que fomentam participação e envolvimento deles, seja em ações de marketing, seja no lançamento de novos produtos e serviços. 

Por fim, acredito que o que leva uma franquia a ter sucesso é a consistência nas suas ações. Quem empreende precisa pensar no longo prazo. A disciplina é fundamental nesse processo. 

*Diego Simioni é administrador de empresas e fundador do FranquiAZ consultoria especializada no segmento de franquias.



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