terça-feira, 21 de novembro de 2017

Varejo de SP inicia novembro com alta de 5% nas vendas

Da Redação

O movimento de vendas do comércio varejista paulistano cresceu em média 5% na primeira quinzena de novembro frente a igual período do ano passado, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Foto: Arquivo
“O resultado indica que o varejo está crescendo num ritmo mais forte, o que reforça a tendência de recuperação do setor. Deixamos para trás os crescimentos na casa dos 3% para avançarmos de 5% a 6%. São números muito bons, mas precisamos ter cautela porque a base de comparação é fraca. A economia está a nosso favor, mas o cenário político é imprevisível”, analisa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). 

Ele adianta que “no restante do mês de novembro, a Black Friday pode incrementar consideravelmente essas taxas”.  

Demanda reprimida  

Na primeira quinzena de novembro (sobre mesmo período de 2016), as vendas a crédito (8%) apresentaram melhor desempenho do que as transações à vista (2%) em função da queda dos juros, do alongamento dos prazos de financiamento, da melhora da confiança do consumidor e da recuperação da massa salarial. “O consumidor passou dois anos sem poder comprar a prazo; há uma demanda reprimida que, aos poucos, vem à tona”, comenta Burti. 

Esses fatores também puxaram o crescimento de 3% nas vendas a prazo, em comparação com a primeira quinzena do mês anterior. Na contramão, as comercializações à vista registraram recuo sazonal de 9,4%, em função do Dia das Crianças, que estimulou a compra de itens de menor valor (brinquedos e vestuário infantil) em outubro.

O Balanço de Vendas da ACSP é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.




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