quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Gerente do Sebrae revela novidades para 2017 no ABC

Por Vivian Silva

A crise política afetou diretamente a economia do Brasil em 2016, mas as expectativas são positivas para o ano novo, de acordo com o gerente regional do Sebrae no Grande ABC, Arthur Eugênio Furtado Achoa. Ele conta que há um clima de otimismo entre os empresários, o que é um bom indício. 

Além disso, Achoa enaltece o programa Sebrae Aqui, inaugurado em dezembro passado, junto à Sala do Empreendedor em São Bernardo do Campo (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro). “O Sebrae Aqui é um posto de atendimento. Terá duas pessoas treinadas pelo Sebrae, para fazer um atendimento de orientação de gestão, que complementa os trabalhos que a Sala do Empreendedor já tem, então, isso facilita bastante o trabalho do empresário”, explica Achoa. 

Sebrae ABC trabalhará dez segmentos com os empreendedores, conta Achoa | Foto: Divulgação

A ideia é expandir o serviço do Sebrae Aqui para os demais municípios do ABC ao longo de 2017. Na programação, Ribeirão Pires será a próxima cidade a receber o programa. 

Para este ano, o Sebrae-SP trabalhará de maneira especial com os empresários quatro segmentos que apresentam maior atividade econômica no estado, são eles: Comércio de vestuário; Alimentação fora do lar, (bares, lanchonetes e food trucks, por exemplo); Serviços de Construção Civil e Minimercados. 

Já o escritório do Sebrae no ABC, além das quatro áreas citadas, selecionou mais seis segmentos para trabalhar com os empreendedores, são eles: Beleza e Estética, Comércio de Material de Construção; Reparação Automotiva; Tecnologia da Informação; Serviços Educacionais (informática, idiomas, escolas, etc.) e Indústria de Alimentos e Bebidas. 
“Então os empresários desses ramos, se quiserem, já podem nos procurar. A gente já tem um programa montando para atender especificamente esses segmentos. É um projeto de orientação de gestão”, antecipa o gerente regional. 

Análise de 2016

No Sebrae o movimento foi intenso em 2016. Segundo Achoa, o atendimento por meio do telefone (0800 570 0800) e o ensino a distância tiveram destaque. Além disso, ele ressalta o protagonismo feminino na abertura de empresas (um pouco mais de 50%, em relação aos homens). “O que cabe ressaltar na questão de gênero é que as mulheres já passaram os homens na abertura de empresas”, afirma o gerente. 

Dicas empreendedoras 

Para quem deseja empreender, Achoa é categórico ao afirmar: “planejamento”, ou seja, conhecer bem o mercado no qual se deseja atuar, conhecer o consumidor e, claro, gostar daquilo que faz. 
“O empreendedor tem que estar presente no negócio, tem que gostar do que ele faz, tem que se empenhar e ter brilho nos olhos na hora de atender o cliente. Ter orgulho e ter prazer em acordar de madrugada para abrir a empresa, ou trabalhar fora dos chamados horários convencionais, porque aquilo é a paixão da vida dele”, afirma Achoa. 

Além disso, o gerente comenta que momentos difíceis sempre existirão, mas é possível superar as adversidades. “Sobrevive aquele que tem iniciativa, aquele que tem criatividade e aquele que pensa ‘fora da caixa’, que encontra solução no momento difícil”, sintetiza. 

Para isso, o Sebrae oferece diversos cursos, para trabalhar o comportamento empreendedor, ou demais dificuldades. Um dos cursos citado por Achoa é o Empretec, programa americano desenvolvido pós-guerra, que tem como objetivo desenvolver comportamentos empreendedores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário