quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Como não misturar contas pessoais e da empresa?

*Por José Cardoso

Aproveite este início de ano para organizar as finanças da sua empresa. Esta é uma dica importante para quem quer empreender com sucesso em 2017. Misturar suas contas pessoais com as da empresa pode ser um erro fatal para qualquer negócio. 

Uma gestão equilibrada é fundamental para que você possa saber, com facilidade, qual é o lucro real da sua empresa, quais são os reais resultados dos seus investimentos e, assim, poder fazer projeções assertivas para o futuro. Isso sem falar que esta bagunça pode diminuir o interesse de possíveis investidores. Sabemos que, no caso das micro e pequenas empresas, muitas vezes fica difícil manter uma organização adequada. No entanto, nada é impossível se você tiver perseverança e disciplina. 

Minha primeira sugestão é: faça um diagnóstico financeiro. Você sabe qual é o seu lucro real e quanto você gasta por mês? Sugiro que elabore duas tabelas, uma com os gastos da empresa e outra com seus gastos pessoais. Aí devem entrar todas as despesas, não deixe nada de fora.

E aí? Dá para o empreendedor ter um salário? Não confunda o lucro da empresa com seu pró-labore, que deve ser justo e equiparado com as condições financeiras do empreendimento. Você não pode estabelecer um salário que comprometa as demais obrigações da sua companhia. Encontre um parâmetro de salário para sua função no mercado, isso pode ajudá-lo a encontrar um valor coerente. 

No banco, tenha uma conta para a empresa e outra pessoal, este ponto é essencial. Muitos empresários cometem o erro de pagar contas pessoais com o cheque ou cartão da empresa. Esse geralmente é o primeiro passo para desorganizar as finanças. Outra vantagem de ter contas separadas é para efeitos fiscais. Com as contas separadas será sempre mais fácil comprovar o faturamento, o que torna mais simples fazer a declaração de Imposto de Renda.

Organizando a casa, é fundamental que o lucro seja reinvestido. É importante, por exemplo, que o ambiente de trabalho esteja limpo e bem cuidado, e com uma estrutura básica de funcionamento, mas nem sempre é necessário investir em luxo. Verifique o que é realmente importante, essencial e foque em investimentos que realmente gerem retorno. 

Por isso, para finalizar, sugiro que você estabeleça reservas mensais que podem facilitar seu planejamento. As reservas devem ser feitas tanto para a empresa – com um mercado tão incerto, nunca se sabe quando será necessário cobrir determinada situação ou mesmo investir-, como para contas pessoais – pode-se ter um imprevisto com saúde, por exemplo, ou planejar férias com a família.

Portanto, organize-se! Esta é sempre uma ferramenta importante para seu sucesso! Avante!

*José Cardoso é advogado, bacharel em Administração de empresas, integrante da Comissão de Regionais do Sescon - SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo) e da Comissão de Representação junto à área Contábil da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e sócio do Grupo Hemera Contábil, além de articulista de jornais e revistas.



2 comentários:

  1. Você precisa de um empréstimo. Somos legítimos e credor de empréstimos de garantia. Somos uma empresa com assistência financeira. Nós emprestamos fundos para pessoas que precisam de assistência financeira, que têm um crédito ruim ou precisam de dinheiro para pagar contas, para investir em negócios. Eu quero usar esse meio para informá-lo de que nós prestamos assistência confiável nos beneficiários, pois teremos prazer em oferecer-lhe um empréstimo. Entre em contato conosco via email: luiza_lais2015@outlook.com

    Os serviços prestados incluem

    *Consolidação de débito
    * Empréstimos comerciais
    *Empréstimos pessoais.
    * Empréstimos de carro
    * Aluguel e empréstimos à habitação

    Escreva de volta se interessado por nossa taxa de juros de 4% anual. Entre em contato via e-mail: hmloans2@gmail.com

    Nota: Toda pessoa interessada deve enviar uma mensagem ao nosso email para obter respostas urgentes e detalhes para obter um empréstimo.

    Cumprimentos.
    E-mail: luiza_lais2015@outlook.com
    +15175650123

    ResponderExcluir
  2. TESTIMONIO SOBRE CÓMO OBTÉ MI PRÉSTAMO DE UNA COMPAÑÍA FINANCIERA LA ÚLTIMA SEMANA Correo electrónico para respuesta inmediata: drbenjaminfinance@gmail.com

    {Dr.Benjamin Scarlet Owen} también puede ayudarlo con una oferta de préstamo legítima. También ha ayudado a otros colegas míos. Si necesita un préstamo genuino sin costo / estrés, él es el prestamista de préstamos adecuado para eliminar sus problemas financieros y su crisis hoy. BENJAMIN LOAN FINANCE contiene toda la información sobre cómo obtener dinero de forma rápida y sencilla a través de WhatsApp +19292227023 Correo electrónico drbenjaminfinance@gmail.com

    ResponderExcluir