quinta-feira, 1 de setembro de 2016

ABC ganha primeira escola integrada ao Google

Da Redação

Quando a Cycle foi fundada, há seis anos, a ideia era trazer para o ABC um tipo diferente de educação para bebês e crianças: bilíngue e baseada em experimentação e incentivo aos alunos para fazerem suas próprias descobertas. Para reforçar essa missão, este ano a escola (que fica na Rua das Palmeiras, 308, Bairro Jardim, em Santo André) se tornou a primeira da região a se integrar oficialmente à suíte de ferramentas e programas do Google com o objetivo de otimizar sua gestão e projeto educacional.

Cycle adota ferramentas da Google para aprimorar educação bilíngue focada na experiência | Foto: Divulgação 
 O Going Google, como é conhecido o projeto da empresa americana para utilização de tecnologias dentro da sala de aula, facilita o desenvolvimento dos estudantes da Cycle, além de, quase literalmente, lhes abrir as portas do mundo, conforme explica o diretor da escola, Joaquim Ribeiro. "Uma das ferramentas que experimentamos e estamos implementando são excursões em realidade virtual por meio do Google Expedition”. Ainda segundo o educador, isso “permite que os alunos visitem locais que talvez nunca iriam, ainda mais juntos, como outros países e até mesmo lugares históricos do passado".

A escola também já prepara hangouts com instituições de ensino de outros países para que seus alunos possam trocar experiências com colegas que possuem backgrounds diferentes. “Nos apropriamos de toda a suíte de ferramentas do Google e a aplicamos de forma a beneficiar os estudantes", diz o diretor.

Em alguns casos, o Going Google sequer tem a ver com educação, mas sim em melhorar o bem-estar das crianças de uma forma geral. Com um grande número de pais que precisam viajar constantemente, a Cycle disponibiliza um espaço para que os pequenos façam chamadas em vídeo com a família. O mesmo pode ser feito para facilitar reuniões com professores, que também têm a facilidade de disponibilizar relatórios sobre suas turmas na nuvem, por exemplo.

Foto: Divulgação 
Diante do acesso precoce a smartphones e tablets, com o programa do Google a escola também orienta os meninos e meninas a usarem essas ferramentas para além do lazer. "Estimulamos os alunos a se interessarem por tudo e a fazerem suas próprias descobertas. Quer um auxílio melhor para isso do que a internet? É preciso que eles entendam que o celular serve para mais coisas do que só jogar ou ver desenhos", afirma Ribeiro.

Com 28 anos de experiência em educação, o atual diretor aceitou o convite para dirigir a Cycle este ano por acreditar justamente que trabalhar com crianças permite ajudar na construção de gerações futuras mais conscientes do mundo. Para ele, a adição das ferramentas do Google facilita alcançar tais objetivos. "As crianças se realizam quando brincam. O que fazemos é tornar as brincadeiras delas mais instrutivas e interessantes", conclui Ribeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário