sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Em São Bernardo, evento incentiva exportação

Da Redação 

A Prefeitura de São Bernardo do Campo realizou ontem (22), no Auditório do Banco do Brasil, no Centro, o Balcão da Exportação, conjunto de palestras e orientações que têm como objetivo incentivar e facilitar a atividade exportadora entre empresários da cidade. Cerca de 40 micro e pequenos empreendedores, de diversos segmentos econômicos, estiveram presentes.

Como parte do encontro, representantes de entidades apoiadoras do evento - Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, CIESP, Banco do Brasil, Correios, Sebrae, Senac, Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx),  Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL), e a Fundação Vanzolini-USP, por meio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) - ministraram palestras e atenderam individualmente os empresários.

O evento propôs mostrar como a exportação e a internacionalização das empresas pode funcionar para criar competitividade empresarial, incentivar a inovação, e a interação e cooperação entre empresas e instituições de apoio.

“É papel da Prefeitura aproximar os empresários de entidades apoiadoras do empreendedorismo de forma a incentivar e promover políticas públicas e ações que favoreçam a exportação de nossos produtos. Isso cria empregos e renda em São Bernardo, além de aumentar a competitividade de nossos produtos”, disse Carlos Alberto Gonçalves, que responde interinamente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Outro objetivo do encontro foi ampliar o número de empresas da região inscritas no PEIEX, iniciativa que tem como meta incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora. Até 2015, no estado de São Paulo, foram cerca de 1.350 empresas atendidas pelo programa, 83 delas do ABC.

Felipe Lopes, gestor estadual do projeto PEIEX, apontou que “ser competitivo no mercado internacional faz com que o empresário alcance também outro patamar no mercado interno. Ou seja, investir no mercado externo contribui para aquecer o mercado interno”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário